A empresa de cibersegurança Kaspersky contabilizou mais de 200 links suspeitos usando a nova rede social como isca em apenas 24 horas.
Foto: divulgação
Um dos golpes promete pagar até R$ 12 mil para usuários que curtirem e comentarem publicações na nova rede social.
Foto: Pixabay
Para receber o pagamento, a vítima deve comprar uma suposta licença do aplicativo “Threads Lucrativo”, que custa R$ 147.
Foto: Hnnng - pixabay
O modus operandi desse golpe é semelhante a outros golpes que já circulam na internet, como o do chamado "InstaMoney".
Foto: Reprodução Internet
Os criminosos também estão oferecendo a falsa venda de seguidores. Os usuários que desejam inflar sua página são atraídos por links maliciosos, que infectam seu celular com malwares ou roubam suas informações.
Foto: divulgação / Kaspersky
As imagens compartilhadas pelos bandidos chegam a utilizar supostos prints de matérias sobre o novo aplicativo para dar credibilidade ao golpe.
Foto: divulgação / Kaspersky
O esquema utilizado pelos criminosos é semelhante ao do "Golpe da Shein", no qual os bandidos usavam o nome da marca de roupas para enganar as vítimas.
Foto: Divulgação Shein
“Essas promessas são golpes que usam o nome da rede social! Caso alguém aceite a extorsão, perderá o dinheiro e não receberá dinheiro nenhum”, alertou o diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky.
Foto: Clint Patterson Unsplash
A Kaspersky afirmou que os golpes envolvendo o Threads não são exclusivos do Brasil.
Foto: divulgação
Especialistas ao redor do mundo também já identificaram páginas de "phishing" -- técnica que usa links falsos para enganar internautas -- tentando se passar pelo novo serviço.
Foto: Tumisu por Pixabay
A empresa alerta os usuários para que sejam cuidadosos ao clicar em links e fornecer informações pessoais. Confira mais dicas para se proteger!
Foto: Glenn Carstens-Peters Unsplash
Se você receber um link suspeito, evite clicar nele. Nunca abra links de e-mails ou mensagens de texto que você não reconheça.
Foto: Michael Geiger Unsplash
Faça o download do aplicativo apenas em lojas oficiais do Google e da Apple, ou na própria plataforma criadora, no caso, a Meta.
Foto: James Yarema Unsplash
Sempre confira a URL das páginas visitadas para evitar acessar endereços falsos ou suspeitos.
Foto: Remotar Jobs Unsplash
Desconfie de propostas que oferecem dinheiro fácil, especialmente para realizar tarefas simples e que não são remuneradas, como curtir ou comentar em redes sociais.
Foto: Adem AY Unsplash
Fique atento a ofertas em que o usuário precisa fazer um pagamento primeiro ou baixar um aplicativo pago para, somente depois, receber seu retorno financeiro.
Foto: Rob Hampson Unsplash
Se você acredita que foi vítima de um golpe, entre em contato com seu banco ou empresa de cartão de crédito imediatamente. Também vale denunciar o golpe às autoridades.
Foto: PublicDomainPictures pixabay
Por fim, use senhas fortes e exclusivas para cada uma de suas contas e habilite a autenticação de dois fatores sempre que possível.
Foto: Franck Unsplash
O Threads foi lançado pela Meta (dona do WhatsApp, Facebook e Instagram) na última semana para competir com o Twitter.
Foto: divulgação
De acordo com dados do Google Trends, embora a nova rede tenha tido um boom de popularidade quando foi lançada, ela já perdeu força nos últimos dias.
Foto: reprodução google trends
Mesmo assim, o Threads é considerado um sucesso. Desde que foi lançado, no dia 05/07, o aplicativo segue sendo o mais baixado do Brasil. Além disso, o app alcançou a marca de 100 milhões de usuários em apenas cinco dias.
Foto: divulgação
Esse dado superou até os números do Chat GPT, que era considerado a plataforma com mais usuários no período mais curto de tempo até então.
Foto: Divulgação OpenAI
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: divulgação