Árvore brasileira com mau cheiro produz sementes 'milagrosas'

Foto: UENF / Deborah Barroso / Divulgação

A Sterculia foetida, popularmente chamada de chichá-fedorento ou castanha-da-Índia, que existe no Brasil, é famosa por suas flores e sementes de odor extremamente desagradável. Seu nome científico até faz referência ao deus romano do mau cheiro, Sterquilinus — também chamado Stercutus e Sterculius.

Foto: UENF / Deborah Barroso / Divulgação

Essa fragrância intensa serve na natureza para atrair moscas e abelhas, que atuam como polinizadores essenciais para sua reprodução. Apesar do cheiro forte, as sementes da árvore podem ser torradas e consumidas como castanhas ricas em óleo, com efeitos diuréticos, antifúngicos, anti-inflamatórios, antiparasíticos, antibióticos e antivirais, reconhecidos por estudos da UFRJ e da UENF

Foto: UENF / Deborah Barroso / Divulgação

A percepção de um cheiro como agradável ou desagradável pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Foto: PublicDomainPictures por Pixabay

De acordo com pesquisadores, moléculas mais pesadas e voláteis geralmente são associadas a odores desagradáveis, enquanto moléculas mais leves tendem a ser mais agradáveis ao olfato.

Foto: Age Cymru/Unsplash

Embora não haja estudos que determinem quais são cheiros mais fedorentos do mundo, o Guinness World Records já identificou alguns itens considerados os mais malcheirosos em suas respectivas categorias; confira!

Foto: benzoix/freepik

Queijo – Vieux-Boulogne: Em 2004, cientistas da Universidade de Cranfield, no Reino Unido, o classificaram este queijo francês como o mais fedorento do mundo.

Foto: reprodução/instagram

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: UENF / Deborah Barroso / Divulgação