Arqueólogos descobrem naufrágio de 2.500 anos na Sicília
Foto: Reprodução/Soprintendenza del Mare
Arqueólogos italianos acharam restos de uma embarcação que naufragou há 2.500 anos em Santa Maria del Focallo, na Sicília, ilha mediterrânea da Itália. Na escavação subaquática, os exploradores também descobriram seis âncoras antigas.
Foto: Reprodução/Soprintendenza del Mare
Nas buscas, uma unidade de mergulho da guarda costeira de Messina coletou amostras da madeira do navio para análise e identificação dos materiais utilizados para a construção do barco e a situação ambiental do período.
Foto: Reprodução/Soprintendenza del Mare
Com uma técnica avançada, os pesquisadores elaboraram um modelo 3D do naufrágio que será a base para um estudo detalhado das técnicas de construção naval da época. De acordo com a Superintendência do Mar, os restos do naufrágio estavam a seis metros de profundidade e ocorreu entre os séculos 6 a.C. e 5 a.C. .
Foto: Reprodução/Soprintendenza del Mare
Cada naufrágio é um mistério esperando pra ser desvendado e os mergulhadores podem encontrar de tudo: desde cargueiros antigos até navios de guerra. Veja agora quais são considerados os 10 melhores locais de mergulho em naufrágios do mundo!
Foto: flickr montereydiver
10) USS Saratoga – Atol Bikini, Ilhas Marshall - Originalmente projetado como um cruzador pesado, o USS Saratoga (CV3) foi convertido em porta-aviões em 1927. Após servir durante a 2ª Guerra Mundial, o navio de 268 m foi considerado excessivo às necessidades militares no final da guerra.
Foto: wikimedia commons PH3 Bruce W. Moore, U.S. Navy
O USS Saratoga acabou afundando depois de dois testes nucleares. Ele está a 54 metros de profundidade e muitas das suas partes ainda não puderam ser exploradas. O local tornou-se um habitat para diversas espécies marinhas.
Foto: reprodução
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução/Soprintendenza del Mare