Presidente do TSE: por que Alexandre de Moraes é 'algoz' de Bolsonaro

Ministro assume presidência da Corte nesta terça, 16

Foto: Reuters

Tribunal Superior Eleitoral

A posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE, substituindo Edson Fachin, nesta terça, 16, e reuniu o presidente Jair Bolsonaro, Lula e outras autoridades. (01/09)

Foto: Reuters

'Algoz' de Bolsonaro

No Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes ficou conhecido por sua atuação firme e por colocar Bolsonaro no foco da Justiça. O presidente deve seguir na mira do ministro também no TSE. (02/09)

Foto: Reprodução/TV Brasil

Inquéritos sensíveis

Entre os inquéritos 'sensíveis' que miram Bolsonaro, Moraes é relator do que trata de fake news envolvendo o presidente e sobre sua ida aos atos antidemocráticos no 7 de Setembro de 2021. (03/09)

Foto: Reuters

Formado em Direito na USP

Moraes trabalhou no Ministério Público até ocupar cargos de destaque, como secretário de Transportes de Gilberto Kassab e titular de Segurança Pública no governo de Geraldo Alckmin. (04/09)

Foto: Estadão Conteúdo

Segurança Pública

Como secretário de Segurança Pública em São Paulo, recebeu críticas de movimentos sociais por defender uma ação mais truculenta da Polícia Militar no estado de São Paulo. (05/09)

Foto: Estadão Conteúdo

Ministro da Justiça

Alexandre de Moraes seguiu em cargos de destaques e, após o impeachment de Dilma Rousseff, assumiu como ministro da Justiça no governo de Michel Temer. (06/09)

Foto: Reuters

Chegada ao STF

Com a trágica morte de Teori Zavascki em 2017, Moraes foi indicado por Temer a ocupar uma cadeira no STF. Ele pode permanecer no cargo até completar 75 anos. (07/09)

Foto: Reuters

Atuação combativa no TSE

Como ministro, Moraes tem dito que candidatos que propagarem fake news sobre as eleições ou as urnas terão o registro cassado, seja qual for o cargo em que estiverem concorrendo. (08/09)

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar bem informado sobre as eleições. Acompanhe o site e as redes sociais! (09/09)

Foto: Estadão Conteúdo