Você conhece a "síndrome do negro metido"?

Em podcast, Taís Araújo falou sobre o tema e disse que já ouviu isso de um colega de emissora

Foto: Istock

Termo

Quando negros e negras ascendem socialmente, muitas vezes são chamados de “pretos metidos” “negros burgueses”, etc.

Foto: Istock

Origem

Para compreender melhor o termo “negros metidos” é importante reforçar a diferença entre humildade e submissão. Submissão é o local que a sociedade racista destina à população negra.

Foto: Istock

Não conformismo

Ao se deparar com pessoas pretas fora do lugar de submissão, algumas pessoas brancas reafirmam o não conformismo de ver um negro alcançando o sucesso.

Foto: Istock

Taís Araújo

Em entrevista ao podcast "Quem Pode, Pod", Taís Araújo relembrou a fala racista de um colega na Globo. Ele teria afirmado que não conhecia "nenhum negro bem sucedido que não fosse prepotente e arrogante”.

Foto: RD1

Questionamento

"Será que é você que não está acostumado a ver negros em lugares de poder? Será que você só entende o negro no lugar de subserviência?", questionou Thaís. "Ele não teve resposta’’, disse ela sem citar nomes.

Foto: Reprodução: Youtube

Branca metida?

Thalita Santos, mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela UFSB, escreveu em seu projeto de pesquisa que nunca escutou nenhuma mulher branca, que estuda e tem bom emprego ser chamada de "branca metida". Ela diz que ser chamada de "negra metida" significa que a sociedade não aceita o lugar que ocupa.

Foto: Istock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Istock