Velma polemiza como homossexual em Scooby-Doo

Foto: Divulgação Cartoon Network Warner Bros. Animation Adoro Cinema

Depois de muitos anos de especulação, a Warner confirmou a homossexualidade de Velma Dinkley, personagem de "Scooby-Doo". A notícia divulgada em outubro de 2022 tornou-se uma das mais comentadas ao longo daquela semana.

Foto: Divulgação Cartoon Network Warner Bros. Animation Adoro Cinema

Na ocasião, foi lançado um novo filme do "Scooby-Doo" e também um clipe de uma série baseada no longa. Em ambos, Velma foi retratada abertamente como homossexual, apaixonada pela designer e vilã Coco Diablo (foto).

Foto: Reprodução Warner Bros

O filme foi um especial do Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, celebrado em 31 de outubro. A obra se chama "Trick or Treat Scooby-Doo!" ("Doces ou Travessuras Scooby-Doo", em tradução livre).

Foto: Divulgação www.imdb.com

Já a série "Velma", focada na personagem, foi bastante criticada por fãs tradicionais da animação, que consideraram a produção da HBO Max destoante do estilo original.

Foto: Twitter @HBOMaxBR

A série é produzida e dirigida por Audie Harrison e mostra a Mistério S/A, grupo de Velma e Scooby Doo sendo perseguida. Eis que o grupo pede ajuda justamente a Coco Diablo, que é a cabeça de um grupo criminoso.

Foto: Youtube Canal Noah James

Para agradar ao público gay, o Google programou uma celebração virtual. Quando alguém digitava "Velma" no site, o buscador gerava animações nas cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIAP+.

Foto: Captura do Site Google

A Velma homossexual gerou polêmica pelo fato de introduzir um tema sexual no universo infantil, enquanto o filme, na opinião de muitas pessoas, deveria apenas ser lúdico.

Foto: Twitter @hbomax

Audie Harrison disse à rádio pública americana NPR que não esperava que a sexualidade de Velma fosse chegar tão longe. No entanto, ele comemorou o feito.

Foto: www.imdb.com

"Dito isso, sinto-me muito bem por fazer parte disso, de normalizar a representatividade, especialmente em uma franquia tão conhecida quanto Scooby-Doo", comentou.

Foto: Sue Lukenbaugh - Flickr - Wikimédia Commons

Esta não é a primeira vez que diretores envolvidos com alguma produção da franquia tentaram retratar Velma como homossexual. James Gunn, que escreveu o primeiro filme do "Scooby-Doo", revelou que ela "já era lésbica" na época, mas não pôde retratar isso no longa, que foi ao ar em 2002.

Foto: Gage Skidmore - Wikimédia Commons

"Em 2001, Velma era explicitamente lésbica no meu roteiro original. Mas o estúdio foi diluindo, diluindo até se tornar ambíguo (a versão gravada) e, então, inexistente (a versão lançada). Até finalmente ter um namorado (sequência)."

Foto: Divulgação Warner

Em 2020, Tony Cervone dirigiu outro filme da franquia, o "Scooby!". Naquele ano, ele postou uma foto de Velma e Marcie, outra personagem, esta ainda mais secundária, em uma bandeira do arco-íris. Na legenda, ele escreveu:

Foto: Youtube Canal FabTV

"Obviamente, não represento todas as versões de Velma Dinkley, mas sou uma das pessoas que a representa. Deixamos nossas intenções tão claras quanto pudemos há dez anos. A maioria dos nossos fãs entendeu. Para aqueles que não, sugiro que olhem mais de perto. Não há novidades aqui."

Foto: Instagram @tonycervone

Velma não foi a primeira e nem será a última personagem infanto-juvenil a ser retratada como homossexual em alguma versão. Em "Peppa Pig", por exemplo, a personagem Penny Polar Bear mora com duas mães.

Foto: Divulgação NickALive!

A franquia "Scooby-Doo" foi criada em 1969 por Joe Ruby Ken Spears. Inicialmente, os personagens apareciam na série "Scooby-Doo, Cadê Você?", produzida por William Hanna e Joseph Barbera para a CBS.

Foto: filmow.com

Até hoje, foram produzidas 13 séries centradas nos personagens criados por Ruby e Spears, sem contar especiais e filmes, seja para cinema, televisão ou outras plataformas.

Foto: Divulgação Adoro Cinema

A trama conta a história de quatro adolescentes detetives, sendo Velma um deles. Fred, Daphne e Norville/Salsicha. Eles têm a companhia inseparável do cachorro falante Scooby-Doo, que dá o nome à franquia.

Foto: Divulgação Warner Bros Pictures

Velma é a mais inteligente do grupo e, com muito conhecimento de ciência, é quem costuma desvendar os mistérios. Seus principais bordões são "Hum… Acho que finalmente estou começando a entender esse mistério", "Meus óculos… Não consigo ver sem meus óculos!" e "Gente!".

Foto: Divulgação/Warner Bros. Animation

Além dos óculos, a personagem tem cabelo curto e usa camisa com gola enorme laranja, saia vermelha de bailarina, sapatos vermelhos escuros e meias laranja enormes.

Foto: Divulgação/Warner Bros. Animation

No cinema, as atrizes que mais dublaram Velma foram Linda Cardellini e Hayley Kiyoko. A primeira mulher a emprestar a voz à personagem foi a canadense Nicole Jaffe (foto), hoje aos 82 anos.

Foto: www.imdb.com

Pra quem curte as animações do Scooby-Doo e, particularmente, a personagem Velma, boa diversão!

Foto: Reprodução / Warner Bros Divulgação Adoro Cinema

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação Cartoon Network Warner Bros. Animation Adoro Cinema