Veja 6 brasileiras conhecidas que foram torturadas

26 de junho marca o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura

Foto: Camara dos Deputados

Bete Mendes

A atriz doi torturada em 1970 pelo General Brilhante Ustra. Em 1985, reencontrou seu torturador na embaixada do Uruguai. Em 2019, acompanhou sua exaltação pelo atual presidente Jair Bolsonaro, que o chamou de "herói nacional".

Foto: Creative Commons International Labour Organization ILO

Miriam Leitão

Durante a ditadura militar, a jornalista, na época militante do PCdoB, sofreu tortura nua, grávida de 1 mês e trancada em uma sala escura com uma jibóia.

Foto: Reprodução Miriam Leitão

Dilma Rousseff

A ex-presidenta sofreu uma série de torturas quando esteve presa em Minas Gerais. "Me deram um soco e o dente se deslocou e apodreceu”, contou Dilma ao pesquisador Robson Sávio, em 2001.

Foto: Foto: Arquivo Nacional da Comissão da Verdade

Zuzu Angel

A estilista não chegou a frequentar os terríveis porões da ditadura, mas morreu num acidente de carro em 1976 que mais tarde foi atribuído ao regime militar. O corpo de seu filho, Stuart, assassinado na repressão, jamais foi encontrado.

Foto: Acervo do Instituto Zuzu Angel

Norma Bengell

Em 1969, foi levada do Teatro Arena (Rio) por três homens ao 1º Batalhão Policial do Exército e interrogada por cinco horas sobre "a subversão na classe teatral". Foi detida várias outras vezes durante a ditadura militar.

Foto: Reprodução

Lucia Murat

Militante da Dissidência Estudantil da Guanabara, foi presa em 1971, aos 22 anos, e levada ao DOI-Codi. Segundo seu depoimento, foi intensamente torturada, com pau de arara, eletrochoques e espancamentos.

Foto: TV Brasil (EBC)

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Arquivo do Estado de SP