“Um Lugar ao Sol” prometeu, mas não cumpriu
8 clichês do século passado que a novela levou ao ar
Foto: Divulgação Rede Globo
Paixão que subiu no telhado
Rebeca (Andréa Beltrão) levantou discussões importantes sobre envelhecimento e prazer femininos, mas não deu conta de levar adiante o romance com um rapaz mais novo, Felipe (Gabriel Leone), e terminou ao lado de Edgar (Eduardo Moscovis), pai de sua filha.
Foto: Divulgação Rede Globo
Final em aberto
Mocinha fora da curva, Lara (Andréia Horta) não escapa do clichê "com quem ela vai ficar no último capítulo?". Ao formar com Ravi (Juan Paiva) um "casal aleatório" aos olhos do público, corre o risco de ir contra o discurso de não querer ser mãe para assumir o filho do rapaz.
Foto: Divulgação Rede Globo
Ciclo tóxico
Após descobrir toda a verdade sobre os gêmeos Christian e Renato (Cauã Raymond), Bárbara (Alinne Moraes) é mais uma que encerra a trama com um namorado — replicando os finais típicos de novelas — e em mais uma relação tóxica.
Foto: Divulgação Rede Globo
Vilania criticada
A escalada de violência doméstica da qual Stephany (Renata Gaspar) foi vítima terminou com os tiros disparados por Roney (Danilo Grangheia). O feminicídio, no entanto, recebeu críticas por ser interpretado como um "castigo" pelo perfil chantagista da manicure na reta final.
Foto: Divulgação Rede Globo
Compulsão mal explicada
A cada desilusão amorosa, Nicole (Ana Baird) surgia comendo de forma descontrolada na história. Além de tratar a compulsão alimentar de forma superficial, o enredo mostrou o desfecho da personagem nos braços de Paco (Otávio Müller) como uma solução para seus problemas.
Foto: Divulgação Rede Globo
Cuidadora tardia
Noca (Marieta Severo) sempre foi empoderada, forte e autossuficiente. Ao colocar seu par romântico, Aníbal (Reginaldo Faria), numa cadeira de rodas, a autora Lícia Manzo destinou à avó de Lara o papel de cuidadora, resolução que soa como uma lição de moral.
Foto: Divulgação Rede Globo
Namorado de presente
Júlia (Denise Fraga) teve uma das jornadas mais interessantes de “Um Lugar ao Sol”, com sua luta contra o alcoolismo. Em recuperação, na reta final, arrumou um parceiro, Breno (Marco Ricca), como se o namorado fosse um presente pelo bom comportamento.
Foto: Divulgação Rede Globo
Saudade do que gente não viveu
Após ser reconhecida como a verdadeira autora do livro de Bárbara, Janine (Indira Nascimento) foi premiada e sumiu da novela. Incorporar a escritora negra e suas ideias à trama teria fortalecido a narrativa de “Um Lugar ao Sol”.
Foto: Divulgação Rede Globo
TERRA NÓS
Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa.
Foto: Divulgação Rede Globo