Separação após comprar violão: quem foi a criadora da 1ª marchinha de Carnaval do Brasil

Nascida em 17 de outubro de 1847, Chiquinha Gonzaga escreveu mais de 2 mil canções

Foto: Reprodução/Wikipédia

Chiquinha Gonzaga

Nascida em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi a compositora que criou a primeira marcha carnavalesca do país.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Primeira música

Filha de José Basileu Neves Gonzaga, oficial do exército, e Rosa de Lima Maria, filha de uma escravizada alforriada, Chiquinha escreveu sua primeira música aos 11 anos, a composição natalina "Canção dos Pastores".

Foto: iStock/yanyong

Casamento

Aos 16 anos, ela se casou com Jacinto Ribeiro do Amaral, oficial da Marinha Mercante, e teve três filhos. Chiquinha só saía de casa com a permissão do marido e certo dia voltou do mercado com um violão, que foi o motivo da sua separação.

Foto: iStock/GaryAlvis

Carreira musical

Ela, então, começou a dar aulas de piano para se manter financeiramente e se dedicou à composição de músicas. Chiquinha escreveu diversas peças musicais.

Foto: Reprodução/Wikipédia

Carnaval

No Carnaval de 1899, ela escreveu "Ó abre alas", a primeira marchinha de carnaval da história. Chiquinha compôs, ao longo de sua carreira, cerca de 2 mil canções populares.

Foto: iStock/Neyya

Pioneira

A musicista é considerada pioneira na música popular brasileira, experimentando e influenciando diversos gêneros musicais, como o choro, a valsa, o xote e o tango brasileiro.

Foto: Reprodução/Wikipédia

A primeira

Chiquinha Gonzaga também foi a primeira mulher maestrina brasileira e a primeira pianista de choro do país. O seu sucesso abriu portas para outras mulheres na música.

Foto: iStock/Furtseff

Luta

Chiquinha lutou pela abolição da escravidão no Brasil e pelo fim da monarquia. Ela era uma grande defensora de diversas causas sociais e lutou pelos direitos das mulheres na sociedade.

Foto: iStock/LaylaBird

Morte

Chiquinha morreu aos 87 anos de idade em 28 de fevereiro de 1935, ao lado de João Batista Lage, seu companheiro. Eles se conheceram quando ela tinha 52 anos e ele estava com 16.

Foto: Reprodução/Wikipédia

MPB

A sua importância para a música popular brasileira é tão grande que a data do seu aniversário, 17 de outubro, foi escolhida para se tornar o Dia da Música Popular Brasileira, de acordo com a Lei 12.624, de 2012.

Foto: iStock/Daniel Balakov

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/Anita Kantor