Nada de boneco alfinetado e rituais satânicos: o que é "vodu"

Religião é praticada em algumas regiões da África Ocidental e chegou no Brasil através de africanos escravizados

Foto: Wikicommons

Vodu

O vodu é uma religião praticada em algumas partes da África Ocidental, especialmente em países como Benin, antigo reino de Daomé, onde começou, e também em Togo e Gana, entre outros países.

Foto: DEGAN Gabin/Wikicommons

Vodu

O vodu é uma tradição espiritual que combina elementos de crenças africanas tradicionais com influências do cristianismo.

Foto: Wikicommons

Espíritos

Os praticantes do vodu acreditam em uma força suprema, frequentemente chamada de Bondyé ou Mawu, e em uma diversidade de espíritos, como os loas ou lwas.

Foto: Reprodução/Wikicommons

Cerimônias

Esses espíritos são invocados em cerimônias para oferecer orientação, proteção e auxílio aos seguidores. O vodu inclui rituais, danças, cânticos e o uso de objetos simbólicos. O vodu tem o poder da natureza como a sua principal conexão com o sagrado.

Foto: Anthony Karen/wikicommons

Práticas religiosas

Apesar de muito se falar, as práticas religiosas do vodu não incluem "rituais satânicos" com bonecos alfinetados.

Foto: iStock/Liudmila Chernetska

Boneco vodu

O boneco vodu não é um instrumento de tortura, e, sim, um artefato usado como amuleto para pedir desejos, como saúde e emprego.

Foto: iStock/hidesy

Escravizados

Na religião, existe um grande respeito pelos africanos escravizados, isso porque os praticantes acreditam que os mortos continuam vivos através de suas famílias.

Foto: Reprodução: Johann Moritz Rugendas/wikicommons

Brasil

No Brasil, a religião chegou através de africanos escravizados e se misturou com outras práticas religiosas. Na Bahia, é chamada de candomblé jeje, e no Maranhão e Amazonas, tambor de mina.

Foto: iStock/Joa_Souza

Festival do vodu

Todo ano, em janeiro, um festival do vodu reúne religiosos de várias partes do mundo em Benin, considerada o berço da religião, para um culto aos ancestrais.

Foto: Reprodução: Chantal Regnault/wikicommons

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Wikicommons