Saiba quem é Omulu (Obaluaiê), orixá que rege 2024

Divindade está ligada à cura e transformação; veja o que esperar do novo ano

Foto: Divulgação/Elo7

Poderoso

Omulu, também conhecido como Omolu ou Obaluaiê, é um orixá complexo que representa a dualidade da vida e da morte. Ele também está ligado à cura, ao respeito aos mais velhos e à terra.

Foto: Reprodução/Instagram/@tendadeumbandavovocaxambi

Regência

As religiões de matriz africanas são descentralizadas, o que conduz a interpretações diversas - e a outros orixás também apontados como o regente de 2024. Porém, Omulu é o mais citado e tem a ver com Saturno, o planeta da responsabilidade, cuja energia, segundo a astrologia, deve guiar o ano de 2024.

Foto: iStock

Festa

Omulu é homenageado numa das cerimônias mais emblemáticas do candomblé, o Olubajé. O orixá é saudado com a expressão de origem iorubá "Atotô, Obaluaê", que significa “silêncio para o grande Rei da Terra”.

Foto: Wikimedia Commons

Oferendas

Os presentes para demonstrar respeito e gratidão para Omulu podem ser alimentos como pipoca, cocadas, abará, acarajé, milho, feijão, inhame e caruru. Ou, ainda, flores, em especial crisântemos.

Foto: iStock

Objetos e números

Objetos simbólicos como búzios, palha da costa, cajado e maracás (uma espécie de chocalho indígena) também agradam Omulu, que é representado pelos números 8 e 16. O 8 significa dualidade, equilíbrio e transformação; já o 16, renovação e esperança.

Foto: iStock

Cores e dias de devoção

As cores associadas a Omulu são o preto e o branco, as mesmas presentes em suas guias, e ainda o vermelho. Na ordem, significam mistério/morte, cura e energia. Os dias de devoção à divindade são as segundas e sextas-feiras e 16 de agosto marca sua festa.

Foto: iStock

São Lázaro

No processo de sincretismo religioso que liga os orixás aos santos católicos, Omulu é identificado com São Lázaro, o padroeiro dos doentes e necessitados. Em algumas tradições, também é sincretizado com São Roque.

Foto: iStock

2024

Com Omulu no comando, 2024 tende a ser um período de transformações, renovação e cura física e espiritual. O orixá protege e ativa o lado realizador das pessoas, sobretudo na construção de bases sólidas para a vida. Será um ano propício para o aspecto profissional.

Foto: iStock

Capricórnio

Segundo a astrologia, Omulu tem tudo a ver com o perfil "pé no chão" de Capricórnio, signo do zodíaco regido por Saturno e conhecido pela determinação e garra na consolidação de projetos e metas.

Foto: Freepik

Terra NÓS


Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Wikimedia Commons