Ridicularização do corpo: o que é body shaming e como se manifesta

As mulheres são as mais afetadas por essa prática

Foto: iStock/SergiyMolchenko

Body shaming

Body shaming é o ato de criticar, envergonhar ou ridicularizar o corpo de alguém, seja através de comentários negativos sobre o peso ou a aparência daquela pessoa.

Foto: iStock/Djavan Rodriguez

Significado

Em sua tradução literal, o termo significa "vergonha do corpo". Essa ridicularização do corpo pode ocorrer tanto pessoalmente quanto online, com comentários diretos ou piadas, por exemplo.

Foto: iStock/FG Trade

Mulheres

As mulheres são as que mais sofrem com essa prática, que é uma das manifestações da pressão estética. O body shaming atinge, principalmente, pessoas fora do padrão imposto pela sociedade.

Foto: iStock/Sean Anthony Eddy

Exemplo

Um exemplo de body shaming é comentar, de forma negativa, sobre o peso de uma pessoa. Comentários como "nossa, você ganhou peso desde a última vez que eu te vi. Deveria fazer uma dieta" são práticas de body shaming.

Foto: iStock/Drs Producoes

Famosas

Nas redes sociais, diversas famosas são alvos de body shaming, como Paolla Oliveira, que usa a sua voz para rebater os comentários e incentivar outras mulheres. "Eu me sinto corajosa de estar fazendo isso", disse em entrevista.

Foto: Reprodução: Instagram/paollaoliveirareal

Prejudicial

O body shaming pode acarretar uma lista de problemas importantes para quem é atingido, como baixa autoestima, distúrbios alimentares, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

Foto: iStock/Maria Korneeva

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/little_honey