Relembre 10 personagens bissexuais marcantes das novelas
Séries da TV também tiveram exemplos de representatividade
Foto: Divulgação/TV Globo
Beatriz
Na série "Nada Será como Antes" (2016), a personagem de Bruna Marquezine se envolvia com os irmãos Júlia (Letícia Colin) e Otaviano (Daniel de Oliveira).
Foto: Divulgação/TV Globo
Laio
Exibida em 1987, "Mandala" transportava o mito de Édipo para o Rio de Janeiro dos 1980. Laio (Perry Salles), ex de Jocasta (Vera Fischer), tinha uma relação íntima com Argemiro (Carlos Augusto Strazzer) e era amante de Cris (Marcelo Picchi).
Foto: Reprodução/TV Globo
Zenilda
Vivida por Renata Sorrah, a dona do bordel Casa de Campo tinha um caso secreto com Vieira (Catarina Abdala). Como o público não aprovou o casal, o autor Aguinaldo Silva intensificou a paixão da personagem, que já era prevista na história, por Pedro Afonso (Cláudio Marzo).
Foto: Divulgação/TV Globo
Sereia
Ao longo dos capítulos da minissérie "O Canto da Sereia" (2013) o público descobria que a protagonista, Sereia (Ísis Valverde), uma cantora de axé famosa, era bissexual e se relacionava com a empresária, Mara (Camila Morgado).
Foto: Divulgação/TV Globo
Rafael
Em "Por Amor" (1997) Rafael se descobre bissexual e deixa a esposa, Virgínia (Ângela Vieira), ao se apaixonar por Alex (Beto Nasci).
Foto: Reprodução/TV Globo
Laura
Uma das vilãs mais marcantes da história das telenovelas, a personagem de Cláudia Abreu em "Celebridade" (2003) namorava com Marcos (Márcio Garcia) e se envolvia sexualmente com Dora (Renata Sorrah).
Foto: Divulgação/Rede Globo
Samuel e Cido
Interpretados por Eriberto Leão e Rafael Zulu, os personagens formavam um casal apaixonado em "O Outro Lado do Paraíso" (2017).
Foto: Divulgação/TV Globo
Ilana
Vivida pela atriz Mariana Lima, que costuma dizer que todas as pessoas são bissexuais, a personagem se apaixona por uma antiga amiga de adolescência em "Um Lugar ao Sol" (2021).
Foto: Divulgação/TV Globo
Esther
Ativista, independente e libertária, a viúva Esther (Regina Duarte) tinha sido casada por muitos anos com uma mulher em "Sete Vidas" (2015) e termina a novela ao lado de um homem.
Foto: Divulgação/TV Globo
Lica
Vivida por Manoela Aliperti, a personagem é uma das cinco protagonistas de "Malhação - Viva a Diferença" (2017) que deu origem à série "As Five" (Globoplay).
Foto: Divulgação/TV Globo
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Divulgação/TV Globo