Quem são as mulheres que concorrem à presidência e vice

Além de gênero, candidaturas são plurais também nas questões raciais

Foto: Estadão Conteúdo

Vera Lúcia

Candidata pelo PSTU, partido do qual é uma das fundadoras, Vera Lúcia concorreu em nove eleições nos estados de Sergipe e São Paulo. Foi também diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.

Foto: Alma Preta

Kunã Yporã

Indígena da etnia Tremembé, do estado do Maranhão, é pedagoga e integrante da Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga). Aos 39 anos, a vice de Vera Lúcia é uma das lideranças mais ativas da oposição ao governo atual.

Foto: Divulgação PSTU

Sofia Manzano

Economista, é candidata à presidência pelo PCO. Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo, é professora universitária na Bahia. Disputou a vice-presidência pelo PCB em 2014.

Foto: Divulgação

Soraya Thronicke

A senadora foi anunciada como pré candidata à presidência pelo União Brasil e deve ter a candidatura confirmada no dia 5 de agosto. Advogada e empresária, foi eleita como senadora pelo Mato Grosso do Sul em 2018 pelo PSL.

Foto: Poder360

Simone Tebet

Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, se firmou como advogada e professora. Em 2002, foi eleita deputada estadual. Chegou ao Senado em 2014, onde liderou a primeira bancada feminina e foi a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Foto: Poder360

Mara Gabrilli

Mara Gabrilli é publicitária, psicóloga e senadora pelo PSDB-SP. Foi secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura da capital paulista, vereadora na Câmara Municipal de SP e Deputada Federal por dois mandatos consecutivos. Este ano concorre à vice presidência de Simone Tebet.

Foto: Creative Commons

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Poder360