Quem são as governadoras eleitas no Brasil
Raquel Lyra do PSDB e Fátima Bezerra do PT são as duas únicas mulheres no governo de estados
Foto: Reprodução Twitter / Agência Senado
Fátima Bezerra
Foi reeleita governadora do Rio Grande do Norte já no primeiro turno, com 58% dos votos válidos.
Foto: CartaCapital
Trajetória
Paraibana de Nova Palmeira, Fátima se mudou para Natal nos anos 1970 para estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde se graduou em Pedagogia.
Foto: Flipar
Professora
Seguiu carreira na educação, onde atuou na Associação dos Orientadores Educacionais, na Associação dos Professores e no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande o Norte.
Foto: Flipar
Política
Foi eleita deputada estadual duas vezes, em 1994 e 1998, federal em 2002, 2006 e 2010, senadora em 2014 e, por fim, governadora em 2018. Suas principais pautas são a educação e a defesa das mulheres.
Foto: Reprodução/Facebook
Raquel Lyra
Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, vem de uma família de políticos históricos.
Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press/Globo
Trajetória
Em 2002, assumiu o cargo de delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005. Entre 2007 e 2010, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos.
Foto: Poder360
Política
Foi eleita deputada estadual de Pernambuco pelo PSB em 2010 e 2014. Foi a primeira prefeita de Caruaru, eleita em 2016 e reeleita em 2020.
Foto: Reprodução/Instagram
Governadora
No segundo turno com Marília Arrares, do Solidariedade, fez duas pausas na campanha, a primeira devido ao falecimento do marido, o empresário Fernando Lucena, de 44 anos, e uma cirurgia urgente de apendicite feita por um dos filhos.
Foto: Mais Goiás
Pautas
De posicionamento liberal, seu plano de governo apresenta questões gerais, sem grandes posicionamentos em relação às pautas LGBTQIA+, indígena ou PCD.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por pessoas diversas.
Foto: Mais Goiás