Quem foi Yasuke, samurai africano enredo da Mocidade Alegre

Campeã do Carnaval 2023 em São Paulo trouxe a história real do primeiro samurai estrangeiro do Japão

Foto: Reprodução/Wikimedia

Mocidade Alegre

Campeã do Carnaval de São Paulo este ano, a escola afirmou que os jovens negros são os yasukes da atualidade e, assim como o samurai, podem ser o que quiser e vencer batalhas.

Foto: Reprodução/Instagram

Yasuke

Yasuke chegou ao Japão em 1579 em uma missão jesuíta. Com aproximadamente 1,88m de altura, ele se destacava entre os japoneses que tinham a altura média de 1,57m na época.

Foto: Reprodução/imdb

Origem

De origem africana e sem registros de data de nascimento, nunca se soube ao certo onde Yasuke nasceu. Historiadores acreditam que seria em Moçambique. Etiópia e Nigéria também são considerados.

Foto: Reprodução/imdb

Língua

Após chegar no Japão, Yasuke, que já falava japonês, conheceu Oda Nobunaga, um senhor feudal influente que ficou fascinado com ele.

Foto: Reprodução/imdb

Treinamento

Admirado por Oda, Yasuke foi introduzido à cultura japonesa e treinado para se tornar um guerreiro.

Foto: Reprodução/imdb

Samurai

Yasuke ficou conhecido como o primeiro samurai estrangeiro. Um colega, Matsudara Ietada, o descreveu em seu diário, em 1579: "Sua altura era de 6 shaku 2 sol (aproximadamente 1,88m). Ele era negro e sua pele era como carvão".

Foto: Reprodução/imdb

Confiança

Após ser traído por um de seus generais, Oda cometeu suicídio ritual. Antes, incumbiu Yasuke de cortar sua cabeça e entregá-la ao seu herdeiro, um sinal de alta confiança.

Foto: Reprodução/imdb

Missão

Yasuke foi poupado da morte, mas caiu em declínio. Segundo historiadores, ele voltou para uma missão jesuíta em Quioto, uma cidade do Japão, e desde então nunca se soube mais nada sobre ele.

Foto: Reprodução/imdb

História

A história do guerreiro ganhou adaptação em anime pela Netflix e uma série live-action está em desenvolvimento pelo streaming.

Foto: Reprodução/imdb

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução/imdb