Quem foi o rei gay que construiu castelos luxuosos e teve romance com cavaleiro

Ludwig II governou a Baviera, região que hoje faz parte da Alemanha

Foto: Wikimedia Commons

Reinado

O Rei Ludwig II (1845-1886) ascendeu ao trono em 1864, aos 18 anos. Mas, segundo relatos históricos, pouco se dedicou aos assuntos políticos e deixou seu legado nos campos artístico e arquitetônico.

Foto: Wikimedia Commons

Vida amorosa

Ele chegou a ficar noivo de uma mulher, mas não se casou. Durante o noivado, teria se apaixonado por um cavaleiro, mestre dos estábulos do castelo. Ludwig também teve outras paixões, como por exemplo o ator Josef Kainz (1858-1910).

Foto: Arthur Synnberg

Sexualidade

O rei era conhecido por manter um diário em que revelava as dificuldades em conciliar a fé católica e os desejos homossexuais. Na época, a relação entre Ludwig e o cavaleiro virou até tema de canção – documentada em livro escrito por Alfred Wolfsteiner.

Foto: Wikimedia Commons

Guerra

Embora a homossexualidade não fosse punível na Baviera desde 1813, a unificação da Alemanha, em 1871, mudou esse cenário e sexo entre homens passou a ser criminalizado. Isso por conta da influência prussiana. Na Guerra Franco-Prussiana, de 1870, a Baviera aliou-se à Prússia contra a França e, após a vitória prussiana, tornou-se parte do novo Império Alemão liderado pela Prússia.

Foto: Wikimedia Commons

Castelos

Ele encomendou a construção de palácios luxuosos, como o Castelo Neuschwanstein, Palácio Linderhof e Herrenchiemsee – sendo algumas das atrações turísticas mais importantes da Baviera atualmente. Além disso, ele financiou obras do compositor Richard Wagner (1813-1883).

Foto: RudyBalasko/iStock

Rei Louco

Por seus gastos excessivos e extravagância, começou a ser chamado de o "Rei Louco" e incapaz. Por conta disso, foi deposto em 1886.

Foto: Luise von Kobell

Morte

Rei Ludwig II morreu em circunstâncias misteriosas três dias depois de ter sido deposto. Foi encontrado sem vida em um lago, junto com um dos psiquiatras que atestou sua “loucura”. Sua morte foi considerada suicídio, uma decisão que desde então gera controvérsias.

Foto: Wikimedia Commons

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Bayerische Schlösserverwaltung