Quem foi o "rei do candomblé" no Brasil

Joãozinho da Gomeia fez história na religião e desafiou as práticas tradicionais do candomblé

Foto: Reprodução: Wikimedia Commons

Joãozinho da Gomeia

“Rei do candomblé”, “rei negro” e “maior babalorixá do Brasil” são alguns dos apelidos atribuídos a Joãozinho da Gomeia, um nome que mudou a história do candomblé no Brasil. Nascido em Inhambupe, Salvador (BA), sua história na religião começou aos 16 anos de idade.

Foto: Reprodução/O Cruzeiro

Começo

João Alves Torres Filho foi inicialmente apelidado de João da Pedra Preta, devido à sua ligação com um caboclo de mesmo nome. Sua fama crescente atraiu uma grande quantidade de pessoas buscando orientação, o que o levou a procurar um lugar maior para suas atividades.

Foto: iStock: Nikada

Mudança

Em busca de melhores condições econômicas, Joãozinho mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946, onde sua fama o seguiu, transformando-o em uma figura célebre ao estabelecer o seu próprio terreiro em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Foto: iStock/Thales Antonio

Críticas

Em 1956, o pai de santo foi criticado por líderes religiosos por usar trajes femininos em um baile realizado no Teatro João Caetano. No entanto, ele não se abalou com as críticas, pois havia pedido permissão de seu guia espiritual.

Foto: iStock: Thales Antonio

Líder

Um líder que atendia tanto políticos quanto famosos, Joãozinho desafiava as práticas tidas como tradicionais naquela época, alisando os cabelos e incorporando a divindade feminina Iansã.

Foto: iStock: Thales Antonio

Morte

Em 19 de março de 1971, Joãozinho faleceu devido a complicações de um tumor cerebral e problemas cardíacos. “Quando seu corpo chegou à sepultura, no cemitério de Caxias, Estado do Rio, um raio cortou o espaço, e desabou toda a água dos céus, ensopando as três mil pessoas”, disse trecho da revista Manchete.

Foto: iStock: gaborbasch

Morte

Amado por muitos, o funeral atraiu toda a cidade. Além de familiares e amigos, comerciantes e pessoas que admiravam o líder religioso também se fizeram presentes no sepultamento, realizado no dia 3 de abril daquele ano.

Foto: iStock: FernandoPodolski

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock: EriCatarina