Saiba quem foi Leônidas da Silva, o Diamante Negro do futebol

Melhor jogador da Copa de 1938 imortalizou gol de bicicleta

Foto: Wikimedia Commons

Origens

Nascido no Rio de Janeiro em 1913 e órfão de pai ainda pequeno, Leônidas da Silva foi adotado pela família em cuja casa a mãe trabalhava como doméstica. Ele tornou-se profissional aos 16 anos, estreando no clube Sírio-Libanês, única equipe formada por negros do subúrbio. Fez carreira no Flamengo e no São Paulo.

Foto: Wikimedia Commons

Jogada diferente

Leônidas fez o gol de bicicleta pela primeira vez em 1932, quando jogava no Bonsucesso. Ele entrou para a história como o "dono" da jogada, mas antes de morrer admitiu que Ramón Unzaga, espanhol naturalizado chileno, tinha sido o primeiro a executá-la, em 1914.

Foto: Reprodução

Apelido

O apelido Diamante Negro inspirou a Lacta a criar um de seus mais célebres chocolates. Leônidas foi o primeiro brasileiro a terminar uma Copa do Mundo como artilheiro da competição. Isso aconteceu em 1938, no Mundial da França, quando o Brasil terminou em terceiro lugar. Ele marcou sete gols em cinco jogos.

Foto: Wikimedia Commons

Ídolo são-paulino

Em 1942, sua estreia no São Paulo bateu o recorde de público do estádio do Pacaembu, com mais de 70 mil torcedores presentes. O jogador foi um dos maiores ídolos da história do clube, tendo sido Campeão Paulista em 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949.

Foto: Wikimedia Commons

Comentarista

Em 1950 o Homem-Borracha - outro apelido do jogador - aposentou-se do futebol, aos 37 anos. Ele foi dirigente do São Paulo e logo depois virou comentarista, ocupação que o levou ganhar sete Troféus Roquette Pinto.

Foto: Wikimedia Commons

Mania nacional

Leônidas era aclamado pelo público com sua atuação vigorosa e criativa em campo. Além da artilharia e da Bola de Ouro na Copa do Mundo da França, em 1938, ele detém, até hoje, uma das melhores médias de gol da história da Seleção.

Foto: Reprodução/Instagram

Reverência

O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, também conhecido como Estádio do Morumbi, tem uma exposição que homenageia o jogador com alguns de seus pertences e medalhas.

Foto: Wikimedia Commons

Despedida

Em 1974, enquanto comentava uma partida, demonstrou os primeiros sinais de Alzheimer. Debilitado, foi internado em uma clínica em 1996, custeada pelo São Paulo, seu antigo clube. Ele faleceu em 2004 em Cotia (SP).

Foto: Reprodução/Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução