Quem foi Elza Soares, homenageada no Rock in Rio

A incrível trajetória da cantora eleita a Voz do Milênio

Foto: Divulgação/ Patricia Lino @callanga

Rock in Rio

O show em homenagem à Elza Soares acontece neste domingo 11, com a participação de Majur, Agnes Nunes, Mart’nália, Gaby Amarantos e Larissa Luz. A última interpretou Elza no musical que narrava a história da cantora.

Foto: Reprodução Instagram

Carioca

Elza Soares nasceu em 1937 no Rio de Janeiro. De infância pobre, começou a trabalhar ainda criança. Foi obrigada a se casar aos 12 anos e teve o primeiro filho aos 13.

Foto: CartaCapital

Na lata

Aos 16 anos, Elza se apresentou no programa de rádio "Calouros em Desfile". Quando o apresentador Ary Barroso perguntou de onde ela vinha por conta das roupas simples, respondeu: "Do Planeta Fome".

Foto: The Music Journal Brazil

Virou música

"Planeta Fome" virou música e nome do último álbum solo da cantora lançado em vida, em 2019.

Foto: Divulgação

Internacional

Nos anos 60 e 70 Elza brilhou com uma série de turnês fora do país, chegando a substituir a grande dama da canção americana Ella Fitzgerald em uma apresentação.

Foto: Popline

Garrincha

Em 1962 iniciou um relacionamento com o jogador de futebol Mané Garrincha. Eles ficaram juntos por 16 anos em um relacionamento complexo e abusivo. No entanto, até sua morte Elza afirmava que foi ele o grande amor da sua vida.

Foto: Reprodução Facebook

Décadas difíceis

Os anos 80 e 90 foram de luta. Com a morte da mãe e do filho Garrinchinha, além dos filhos que perdeu quando adolescente, Elza entrou em depressão. Sem espaço na mídia, sua carreira também ficou fragilizada.

Foto: Frâncio de Holanda

Renascimento

Os anos 2000 porém foram de brilho e reconhecimento. Mesmo sofrendo um acidente em 1999 que a deixou com problemas na coluna, Elza volta aos palcos e é eleita a Voz do Milênio pela BBC.

Foto: RD1

Prêmios

Em 2002, lança "Do Cóccix até o Pescoço", álbum que é indicado ao Grammy e em 2018 é tema do documentário "My Name is Now, Elza Soares".

Foto: Divulgação

Reconhecimento

Em 2015, aos 78 anos, lança "A Mulher do Fim do Mundo", primeiro álbum em sua carreira só com músicas inéditas e é um sucesso estrondoso de público e crítica.

Foto: Divulgação

Celebração

Com "Deus é Mulher", lançado em 2018, vêm as celebrações de vida e da carreira: uma biografia escrita por Zeca Camargo e um musical com seu nome. Todos sucessos absolutos.

Foto: Divulgação

Morte

Elza faleceu no dia 20 de janeiro de 2022, de causas naturais, aos 91 anos. A data é a mesma do falecimento de Garrincha, 39 anos depois.

Foto: Popline

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: O Fuxico