Quem é Nasser Mohamed, o 1º catari LGBTQIA+ assumido

Médico vive nos EUA e aproveita Copa para denunciar LGBTfobia no país natal

Foto: Reprodução Instagram

Pioneiro

Nasser Mohamed tem 35 anos, nasceu em Doha, capital do Catar, e afirma ser o primeiro homem catari a ter se assumido gay em público.

Foto: Reprodução Instagram

Exilado

Ele é médico e vive em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, há 11 anos com o namorado. Ele se assumiu em uma entrevista para a BBC, em maio de 2022.

Foto: Reprodução Instagram

Copa do Mundo

"Agora que os olhos do mundo inteiro estão voltados para o meu país, nós temos a chance de trazer visibilidade global para minha comunidade e ter o amor LGBTQI+, que eles querem que a gente esconda, exibido com orgulho", afirmou.

Foto: Reprodução Instagram

Torcida Organizada

Nasser criou uma torcida LGBTQI+, a "Proud Maroons" (Marrons Orgulhosos, em português). O nome é uma referência a pessoas do Oriente Médio e do Subcontinente Indiano que fazem parte da comunidade.

Foto: Reprodução Instagram

Ameaças

Depois do anúncio, Nasser começou a sofrer ameaças de morte e bullying online, mas afirma que não pretende parar de lutar.

Foto: Reprodução Instagram

ONG

Parte da luta também levou à criação da "The Alwan Foundation", organização sem fins lucrativos para pessoas LGBTQI+ no Catar.

Foto: Reprodução Instagram

Pedido de ajuda

No dia 30 de novembro, Nasser pediu apoio à cantora brasileira Ludmilla, que anunciou no Twitter que apoiaria organizações LGBTQI+ após se apresentar no Catar.

Foto: Reprodução Facebook

Veja também

As leis absurdas do Catar.

Foto: iStock