Quem é Nanã

No Dia da Mulher Africana, conheça um dos grandes arquétipos femininos das religiões de matriz afro.

Foto: Reprodução

Mais Velha

Nanã Barukê, a senhora da sabedoria, é a mais velha entre as orixás femininas. Também é chamada de mãe, avó e “Senhora da Morte”, pois é responsável pelos portais de entrada e saída das almas.

Foto: Reprodução

Sabedoria

Senhora de muitos búzios, Nanã sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza. Representa a velhice, a experiência da vida e os aprendizados mais profundos.

Foto: Reprodução-Pinterest

Memória Ancestral

Nanã resguarda a memória ancestral e é, por excelência, uma grande mãe, a anciã que possui o conhecimento e zela pela existência como uma grande matriarca.

Foto: Reprodução

Criação da humanidade

Segundo a crença, ela vivenciou o começo do universo. É a rainha da lama, do barro, da argila, que representam a origem do ser humano.

Foto: Reprodução

Das águas

Nanã é uma das orixás das águas. Mas, diferente dos rios e cachoeiras, que pertencem à Oxum, ou dos mares, sob o domínio de Iemanjá, seu lugar é nas águas calmas e tranquilas dos lagos, do lodo e da lama, do pântano.

Foto: Reprodução-Twitter

Inspiração Musical

“Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê” é parte da letra por Os Tincoãs na música "Cordeiro de Nanã", lançada em 1973.

Foto: Divulgação - Arquivo da Música Brasileira

Símbolos de Nanã

Suas cores são, principalmente, o branco, o lilás e o azul anil. Como ela é uma yabá (termo utilizado para se referir às orixás femininas) ligada à terra, possui uma estreita relação com a agricultura, com os cultivos de plantas e vegetais.

Foto: Geniz-Marque

Respeitada

De temperamento brando, acolhe e orienta seus filhos. Muitas vezes, é temida, intransigente e austera. Mas sempre respeitada.

Foto: Reprodução

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução