Quem é Keyla Brasil, atriz que está em estado grave após cirurgia de redesignação sexual

Ela ganhou destaque após invadir uma peça em Portugal e protestar contra a prática de "transfake"

Foto:

Keyla Brasil

Keyla Brasil é atriz, professora e ativista formada pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Em janeiro deste ano, ela se tornou um grande nome da luta das travestis ao invadir uma peça em Portugal.

Foto:

Peça

Na ocasião, ela invadiu o palco da peça "Tudo Sobre Minha Mãe" e pediu que o ator cisgênero que fazia o papel de uma travesti na peça fosse substituído por uma atriz trans.

Foto:

Transfake

O protesto de Keyla ajudou a popularizar o termo "transfake", que se refere à prática transfóbica de contratar atores cisgêneros para interpretar pessoas trans.

Foto:

Ameaças

Após o seu protesto, a produção mudou o elenco da peça e escalou uma atriz trans para o papel principal. Entretanto, Keyla precisou deixar a cidade após receber ameaças.

Foto:

Cirurgia

Atualmente, Keyla está internada em estado grave em Bangkok, na Tailândia. A atriz realizou a cirurgia de redesignação sexual e sofreu um mal-súbito no pós-operatório. Ela foi diagnosticada com AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico.

Foto:

Estado grave

Antes de ficar em estado grave, Keyla comemorou nas redes sociais a sua cirurgia. A ONG Opus Diversidades disse que a atriz deverá passar por uma cirurgia no cérebro.

Foto:

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: