Quem é a promotora negra indicada por juristas para o STF

Lívia Sant’Anna Vaz é baiana e pode ser a primeira mulher negra a assumir o cargo

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Quem é

Lívia Sant’Anna Vaz é baiana e atua como promotora de justiça da Bahia e, desde 2015, trabalha diretamente na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

Foto: Reprodução

Trajetória

Em 2018, a baiana assumiu o cargo de coordenadora do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural, do Conselho Nacional do Ministério Público.

Foto: Reprodução

Apoio

O nome de Lívia tem recebido apoio do movimento Juristas Negras para que ela seja indicada como a primeira mulher negra a assumir o cargo de Ministra do Supremo Tribunal Federal.

Foto: Reprodução

Influente

A promotora já foi reconhecida como uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo pelo Most Influential People of African Descent (Mipad). Lívia é a única brasileira a receber a homenagem.

Foto: Reprodução

Causas

Algumas das causas defendidas pela promotora baiana são o combate ao racismo e à intolerância religiosa no Brasil. Em seus projetos e trabalhos, Lívia luta para fortalecer as mulheres negras dentro do universo jurídico.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Redes Sociais

Nas redes sociais, Lívia é voz ativa na luta por justiça social. Está sempre esclarecendo dúvidas dos seguidores e compartilhando informações valiosas sobre os direitos das mulheres e da população negra.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Escritora

A promotora é também a autora do livro “Cotas Raciais”, uma das edições da coleção Feminismos Plurais. Na obra, Lívia fala sobre o histórico de restrições impostas a pessoas negras no acesso à educação formal.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução: Redes Sociais