Quem é a autora do livro que inspirou samba-enredo da Portela

Ana Maria Gonçalves é responsável pelo premiado "Um Defeito de Cor", que se tornou livro mais vendido da Amazon após desfile

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ana Maria Gonçalves

A escritora nasceu em 1970 em Ibiá, uma cidade do interior de Minas Gerais, distante cerca de quatro horas e meia da capital Belo Horizonte.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibiá

Escrita

A paixão pela literatura surgiu na infância, graças à "mãe leitora, que sempre tratou a literatura como algo completamente incorporado ao nosso cotidiano", contou Ana Maria ao Brasil de Fato.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Carreira

Atuou como publicitária em São Paulo até 2022, quando decidiu se mudar para Itaparica, na Bahia. Foi lá que Ana Maria se dedicou a escrever seu primeiro romance.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

História

Publicado de forma independente, "Ao lado e à margem do que sentes por mim" narra exatamente a mudança de uma mulher chamada Ana para Bahia.

Foto: Reprodução/medium/Armam Neto

Longo trabalho

Durante cinco anos, a escritora trabalhou em seu segundo romance, "Um Defeito de Cor", publicado em 2006 e tema do desfile da escola de samba carioca Portela no Carnaval desde ano. O livro se tornou o mais vendido da Amazon logo depois do desfile.

Foto: Reprodução/Instagram/oficialportela

Trama

O livro foi inspirado na vida da heroína traficada aos 8 anos de idade do Reino do Daomé, na África, para o Brasil Luísa Mahin. Ela liderou a Revolta dos Malês, que aconteceu em 1835 e é considerada o maior levante de escravizados da história brasileira.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Premiada

Com o livro, Ana Maria Gonçalves ganhou o Prêmio Casa de las Américas em 2007. O autor Millôr Fernandes também declarou que considera "Um Defeito de Cor" como o livro mais importante da literatura brasileira do século XXI.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Futuro

Seu próximo livro, uma ficção científica policial, já está pronto, mas "descansando", segundo suas palavras, esperando revisão e edição para ser publicado.

Foto: iStock/Kobus Louw

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Instagram/Portela