Por que o Dia da Abolição é uma enganação

Dados históricos e recentes mostram que não há razão para celebrar

Foto: François-auguste biard-wikimedia commons

13 de maio

Em 13 de maio a 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. No entanto, para muitos, a data não representa a liberdade dos negros, tampouco o fim da escravidão.

Foto: Domínio Público

Falta de oportunidades

A abolição da escravatura não significou criar condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção digna na sociedade. O Estado não fomentou oportunidades de trabalho.

Foto: Istock

Exclusão

Embora tenha ocorrido a abolição formal, os negros continuaram excluídos do processo social. Isso ocorre até hoje, com o número baixo de negros na política e em cargos de chefia, por exemplo.

Foto: istock

"Salvadora", não

Para alguns movimentos, o 13 de maio reforça a abolição como um ato de "generosidade" da elite branca e transformaria a princesa na personagem principal da libertação dos escravos.

Foto: Instagram

Dia da Consciência Negra

A data, celebrada em 20 de novembro, é mais relevante no quesito resistência por homenagear Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, e representar a luta dos negros por sua liberdade.

Foto: wikimedia commons

Fim da escravidão?

Trabalhos escravos e análogos à escravidão ainda são uma realidade no Brasil depois de 134 anos da abolição da escravatura. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, em 2021 o Brasil encontrou 1.937 pessoas em situação de escravidão.

Foto: istock

Desigualdade social

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 70% do grupo abaixo da linha da pobreza

Foto: istock

Maioria discriminada

Pessoas que se declaram pretas e pardas no Brasil representam um contigente maior que o das brancas. Ainda assim, casos de racismo e injúria racial seguem frequentes.

Foto: istock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa

Foto: istock