Por que não se fala mais “deficiência mental”

Entenda porque o termo não deve ser mais usado e como é a expressão correta

Foto: iStock/Andreswd

Termo pejorativo

O termo “deficiência mental” é considerado incorreto desde 2004. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo correto a ser utilizado é “deficiência intelectual”.

Foto: iStock

Estereótipos

Muitas vezes associado a um estereótipo negativo de pessoas com intelecto questionável ou duvidoso, o termo é ofensivo para quem tem deficiência intelectual pois desqualifica suas opiniões e atitudes.

Foto: iStock/Laura M

O que é?

A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento definido pelo nível cognitivo do indivíduo. Segundo a OMS, a deficiência intelectual pode ser classificada através do QI. Não é necessário especificar o nível de comprometimento ao se dirigir à pessoa.

Foto: iStock

Antes dos 18 anos

Causada por fatores externos, condições na gestação ou genética, os indícios da deficiência intelectual surgem antes dos 18 anos. A falta de compreensão de conteúdos e comportamentos sociais não condizentes à idade cronológica do indivíduo podem ser indicações da condição.

Foto: iStock

Como identificar

As principais características são a baixa compreensão e a dificuldade de raciocínio que a pessoa pode apresentar no dia a dia. A pessoa com deficiência intelectual pode ter dificuldade no aprendizado, em relacionamentos sociais e em expressar sensações e sentimentos.

Foto: iStock

Terapias

Terapia comportamental e ocupacional são importantes para a evolução do quadro para pessoas com deficiência intelectual. Os estímulos induzidos nessas atividades auxiliam na fala e socialização da pessoa.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock