Você sabia que alguns santos católicos podem ter sido gays? Entenda

Padres e historiadores defendem essa teoria

Foto: Reprodução/Wikipedia

20 mil santos

Esse é o número de pessoas que já foram canonizadas pelo Vaticano. Em um grupo tão grande, é praticamente impossível que não exista ninguém que pertença à comunidade LGBTQIA+. (01/10)

Foto: Bettmann via Getty Images

Consultor do Papa

"Alguns santos provavelmente eram gays", escreveu o consultor do Vaticano James Martin para homofóbicos em seu Facebook, em 2017. (02/10)

Foto: Vatican Pool via Getty Images

São Sebastião

Segundo historiadores, antes de ser santo, Sebastião foi "muito amado por imperadores". Ele manteve sua fé em segredo, mas acabou martirizado por isso. (03/10)

Foto: Heritage Images via Getty Imagens

Iconografia

Toda a representação de São Sebastião, um jovem seminu e atlético com o corpo cheio de flechas, ajudou a aumentar a fama de padroeiro da comunidade gay. (04/10)

Foto: Heritage Images via Getty Images

Santas Perpétua e Felicidade

De acordo com os relatos da Igreja, as duas africanas eram companheiras de fé e foram presas juntas por serem cristãs. Antes de serem martirizadas, elas teriam trocado um beijo, um gesto de solidariedade e encorajamento mútuo. (05/10)

Foto: Divulgação

São Sérgio e São Baco

A história dos dois foi documentada em um texto grego antigo, onde foram descritos como amantes. Eles eram dois oficiais do Império Romano e se mantiveram juntos até depois da morte. (06/10)

Foto: Star Tribune via Getty Images

Além da vida

O espírito de Baco teria aparecido a Sérgio para encorajá-lo a se manter cristão. Um historiador defende que eles formavam um casal respeitado pela Igreja, que, com o passar do tempo, tentou escondê-lo. (07/10)

Foto: Eric-Paul-Pierre PASQUIER/Gamma-Rapho via Getty Images

Santo Elredo de Rievaulx

Esse monge inglês do século XII escreveu sobre a experiência de ter estado com outro homem na juventude. (08/10)

Foto: Fototeca Gilardi/Getty Images

Santa Joana D'Arc

A padroeira da França é conhecida por ter lutado em uma guerra se passando por homem. Historiadores defendem que ela era lésbica, e um dos motivos que a levaram a fogueira foi o uso de roupas masculinas. (09/10)

Foto: Reprodução/Wikipedia

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Bettmann via Getty Images