Entenda por que junho é o mês do Orgulho LGBT

Série de protestos inspirou manifestações no mundo

Foto: Thomas Faull/Divulgação

Leis discriminatórias

No início da década de 60 as relações entre pessoas do mesmo sexo eram proibidas nos EUA. Havia leis, inclusive, que proibiam o uso de peças de roupas de 'outro gênero'. (01/09)

Foto: Reuters/ Diana Davies

Refúgio gay

As proibições faziam do bar Stonewall Inn, em Manhattan, um lugar de refúgio para gays, lésbicas, transexuais e drag queens de Nova York. (02/09)

Foto: Estadão Conteúdo/ LULUDI

Batidas policiais

Já no final da década, em 1969, a polícia da região passou a fazer constantes batidas em bares gays que não tinham autorização para vender álcool. (03/09)

Foto: Estadão Conteúdo/ TIAGO QUEIROZ

Abuso da polícia

Os policiais retiravam os frequentadores à força, os enfileiravam na rua, cobravam propinas ou prendiam pessoas que não estivessem seguindo as regras de gênero da época. (04/09)

Foto: Estadão Conteúdo/ LULUDI

Motim

Um dia, em 28 de junho de 1969, um grupo que estava no local se revoltou e não quis ceder à pressão dos policiais. Os frequentadores jogaram garrafas, pedras e moedas nos agentes. (05/09)

Foto: Reuters/ AMMAR AWAD

Liderança simbólica

Ninguém é capaz de falar quem começou, mas muitas pessoas creditam à ativista trans e drag queen Marsha P. Johnson como primeira pessoa a jogar um tijolo que estourou o motim. (06/09)

Foto: Reuters/ Diana Davies

Início dos protestos

Ativistas continuaram a ir ao bar em sinal de protesto. Aos poucos foi surgindo todo um movimento pelos direitos dos homossexuais e transsexuais nos EUA e no resto do mundo. (07/09)

Foto: Estadão Conteúdo/ LULUDI

Mês do Orgulho

Por isso, o dia 28 de junho é uma data de celebração e luta da comunidade LGBTQIAP+, e o mês é marcado pelas paradas da diversidade em todo o mundo. (08/09)

Foto: Reuters/ AMMAR AWAD

Terra na Parada LGBT+🌈

No mês de junho o Terra terá uma série de conteúdos sobre a luta LGBTQIA+ pelo mundo. Acompanhe e se mantenha informado (09/09)

Foto: Estadão Conteúdo/ ALEX SILVA