"Outing": entenda essa violação de privacidade das pessoas LGBTQIA+

Prática tira a autonomia das pessoas e pode, inclusive, colocá-las em risco

Foto: Imagem de freepik

Significado

O termo "outing" se refere ao ato de revelar publicamente a orientação sexual ou identidade de gênero de uma pessoa LGBTQIA+ sem o seu consentimento.

Foto: Imagem de freepik

Dicionário Cambridge

"Uma ocasião em que é tornado público que uma pessoa famosa é gay quando ele ou ela queria manter essa informação privada", define o Dicionário Cambridge.

Foto: Imagem de freepik

Violação

O outing levanta questões como a violação da privacidade da pessoa e o direito dela de se revelar LGBTQIA+ quando estiver pronta. Em alguns casos, a pessoa escolhe não se assumir por questões de segurança, como quando frequentam ambientes hostis à comunidade.

Foto: Imagem de freepik

Origem

Não se sabe ao certo a origem do termo, mas o artigo "Forcing Gays Out of the Closet" da revista Time, de 1990, ajudou a popularizar a definição.

Foto: Imagem de wayhomestudio no Freepik

Divulgação ou privacidade

Naquela época, a comunidade LGBTQIA+ enfrentava um grande dilema: enquanto algumas pessoas eram a favor de forçar o indivíduo a se assumir, com a ideia de que elas não deveriam se envergonhar de quem eram, outras defendiam o direito de privacidade.

Foto: Imagem de freepik

Famosos e anônimos

E, apesar do outing acontecer muito com celebridades, pessoas anônimas também podem ser vítimas desse ato, mesmo que de maneira diferente das pessoas públicas, como por exemplo uma revelação forçada dentro do núcleo familiar.

Foto: Imagem de freepik

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Imagem de freepik