Os 10 maiores hinos LGBTQIA+ da história
Sim, existe uma lista com as músicas mais marcantes para a comunidade - e ela é imperdível
Foto: Divulgação / Interscope Records
A lista
Em 2021, a marca de bebidas escocesa "Wildcat Gin" realizou uma pesquisa para saber quais eram os maiores hinos LGBTQIA+ de todos os tempos. No total, 50 canções foram listadas.
Foto: Reprodução Twitter @updategagabr
Recordistas
Gloria Gaynor emplacou duas músicas, ambas no top 10. Já a recordista geral foi Kylie Minogue, com três canções no top 50: "Spinning Around" em 19º, "All the Lovers" em 20º e "On A Night Like This", em 31º.
Foto: Reprodução Youtube / Kylie Minogue
10º: "Express Yourself"
O hit de Madonna ganhou status de hino LGBTQIA+ especialmente pela sua letra, toda baseada em expressar seus sentimentos independente de qualquer coisa.
Foto: Reprodução Youtube Madonna
9º: "Relax"
Pouco conhecida no Brasil, a canção da banda inglesa Frankie Goes To Hollywood se tornou hino, grande parte pelo clip fetichista da canção.
Foto: Reprodução Youtube / Frankie Goes To Hollywood
8º: "Freedom"
A tradução do título da música de George Michael é "Liberdade", só por isso já dá pra entender porque se tornou um hino LGBTQIA+. O clipe com as maiores top models do mundo nos anos 1990 e figurinos arrebatadores também não atrapalhou.
Foto: Reprodução Youtube georgemichael
7ª: "Believe"
"Você acredita em vida após o amor?", pergunta a rainha de todas as rainhas LGBTQIA+ Cher na canção que tem um pé na disco music e um pé no eletrônico, bem cara do final dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Receita para virar hino!
Foto: Reprodução Youtube Cher
6º: "It’s Raining Men"
Lançada em 1982, a canção estava fadada a ser um hino gay. Antes de ser gravada pela banda The Weather Girls foi oferecida para as divas Diana Ross, Cher e Barbara Streisand.
Foto: reprodução Youtube TheWeatherGirlsVEVO
5º: "Dancing Queen"
A música do grupo sueco ABBA exalta uma jovem que se diverte e dança livremente como uma rainha. Não poderia ficar de fora como um grande hino LGBTQIA+.
Foto: Reprodução Youtube / Abba
4º "I Am What I Am"
A comunidade LGBTQIA+ gosta de hinos de superação e uma canção de Gloria Gaynor que começa com as frases "Eu sou o que sou. Eu sou minha própria criação exclusiva" não tinha como ficar de fora da lista.
Foto: Reprodução Youtube Gloria Gaynor
3º: "I Will Survive"
Outro hit de Gloria Gaynor sobre superação feminina que ganhou a comunidade LGBTQIA+ e fez parte do sucesso "Priscilla, a Rainha do Deserto", longa de 1994.
Foto: Reprodução Amazon Prime Video
2º: "I’m Coming Out"
Diana Ross gravou essa canção em uma celebração à sua saída da gravadora Motown. O título "Estou me Assumindo" era sobre as rédeas de sua carreira, mas virou um hino sobre se assumir LGBTQIA+.
Foto: Wikimedia Commons
1º: "Born This Way"
Sim, Lady Gaga ganhou como a responsável pelo maior hino LGBTQIA+ de todos os tempos! Talvez por ser uma canção diretamente sobre a comunidade, incluindo trechos como "Não importa se você é gay, hetero ou bi. Lésbica ou se é transexual. Eu estou no caminho certo, baby".
Foto: Reprodução Youtube Lady Gaga
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução Facebook Lady Gaga