O que é disforia de gênero e como ela se manifesta

A influenciadora trans Maya Massafera revelou ter disforia de gênero; entenda

Foto: Reprodução: Instagram/mayamassafera

Maya Massafera

A influenciadora trans Maya Massafera revelou no Instagram ter episódios de disforia de gênero. Ela destacou que é uma pessoa extremamente feliz depois da transição, mas que está enfrentando esse problema.

Foto: Reprodução: Instagram/mayamassafera

Disforia de gênero

A disforia de gênero acontece quando há uma disparidade percebida entre como a pessoa trans se identifica em termos de gênero e as características físicas associadas ao sexo que lhe foi atribuído no nascimento.

Foto: iStock/Drs Producoes

Disforia de gênero

A pessoa pode sentir um desconforto significativo em relação às características físicas de seu corpo, ansiedade em contextos sociais e um desejo profundo de viver de acordo com a sua identidade de gênero.

Foto: iStock/FG Trade

Puberdade

A disforia de gênero costuma ser reconhecida a partir da puberdade e, em alguns casos, pode causar depressão nas pessoas que não se identificam com o seu corpo.

Foto: iStock/Valeria Blanc

Mulher trans

Por exemplo, uma pessoa designada como homem no nascimento, mas que se identifica como mulher, pode experimentar disforia de gênero por causa do tom de voz mais grave ou da altura.

Foto: iStock/Alvarog1970

Homem trans

Já um homem trans, designado como mulher no nascimento, pode se incomodar com os seios e a voz mais fina. No entanto, vale ressaltar que a disforia varia de pessoa para pessoa.

Foto: iStock/FG Trade

Gatilhos

A disforia pode ser frequente na vida de algumas pessoas, enquanto na de outras não se manifestar. Ela pode, também, ser acionada por causa de gatilhos pessoais.

Foto: iStock/Vladimir Vladimirov

Outras situações

Um desses gatilhos pode ser, por exemplo, um parente chamar a pessoa trans pelo seu nome de registro e fazer comentários transfóbicos, mesmo sem a intenção de ofender.

Foto: iStock/FG Trade

Procedimentos

Cada pessoa vivencia a disforia de gênero de maneira única e algumas buscam procedimentos médicos para reduzir o desconforto, como a terapia hormonal. No entanto, não são todos que optam por esses procedimentos.

Foto: iStock/Drs Producoes

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/rparobe