MPB e LGTQIAPN+: canções que mostram o orgulho da diversidade

Foto: Reprodução/Instagram/@gilbertogil

'Bárbara'

Composta por Chico Buarque, a letra da canção trata explicitamente sobre o amor entre duas mulheres, sem julgamentos ou preconceitos. Um dos versos diz: "vamos mergulhar no poço escuro de nós duas”.

Foto: Reprodução/Instagram

'Emoções'

Considerada a primeira canção da MPB a expor uma cena de sexo entre dois homens. “Nos fizemos tão meninos, livres tão vadios de tanto querer”, diz o primeiro verso da música interpretada pelo cantor Wando.

Foto: Reprodução/Instagram/@cantor_wando

'Blues pra Bia'

A suave composição do álbum 'Caravanas', último disco de Chico Buarque, relata um homem insinuante que recebe um não de uma moça lésbica. “Que no coração de Bia, meninos não têm lugar”, ouve-se numa parte da canção.

Foto: Reprodução/Instagram/@chicobuarque

'Johnny Pirou'

Interpretada por Ney Matogrosso, a canção narra o coito entre dois homens como se fosse uma partida de futebol. “O goleiro apaixonado nem sequer reparou quando entre suas pernas a bola entrou”.

Foto: Reprodução/Instagram/@neymatogrosso

'Cheirando a Amor'

Primeira cantora da MPB a se declarar LGBTQIAPN+, Angela Ro Ro gravou em 1979 uma canção que trata abertamente de um amor gay. “Me morde, me desafia. Só meu olhar lhe arrepia”.

Foto: Reprodução/Instagram/@angela_ro_ro

'Nobreza'

Composta e gravada por Djavan na década de 1980, a canção tem os famosos versos “dois homens apaixonados”, que depois foram incluídos por Cazuza em uma música de sua autoria.

Foto: Reprodução/Instagram/@djavanoficial

'Quarta-Feira'

Bissexual assumido, Cazuza abordou pela primeira vez nesta canção o amor entre dois homens. “Eu ando apaixonado por cachorros e bichas”, diz a composição.

Foto: Reprodução/Instagram/@cazuza.oficial

'Close'

Em meados da década de 1980, Erasmo Carlos, falecido em 2022, gravou este pop rock. A música trata do universo trans e foi logo relacionada a Roberta Close, famosa modelo trans da época.

Foto: Reprodução/Instagram/@erasmocarlosbr

'A nível de…'

A composição narra uma troca de casais heteronormativos que se descobrem homossexuais. Yolanda e Adelina de um lado, os maridos Vanderley e Odilon do outro. Os desejos dos personagens se revelam ao longo da canção.

Foto: Reprodução/Instagram/@radio_batuta

'Mulato de respeito'

Samba de 1931, composto por Noel Rosa, retrata o gay de maneira respeitosa e até com certa admiração. Interessante notar que a canção foi criada em uma época extremamente conservadora.

Foto: Reprodução/Instagram/@noel_rosa_oficial

'De leve'

Gravado por Rita Lee e Gilberto Gil, a canção afirma que “Jo Jo” andava na “contramão” dos padrões sociais. “Era um cara que pensava que era, mas sabia que era não”, diz um dos versos.

Foto: Reprodução/Instagram/@gilbertogil

Acompanhe o Terra!

O Terra produz conteúdos diariamente para te informar. Acesse o site e as nossas redes sociais.

Foto: reprodução/Instagram/@gilbertogil