Livro de fotografias mostra casais gays quando relação homossexual era proibida

Coletânea de imagens ilustram cem anos de amor

Foto: Reprodução

História

O livro 'Loving: A Photographic History of Men in Love 1850s-1950s', publicado em 2020 pelos artistas norte-americanos Hugh Nini e Neal Treadwell, revela uma coleção de fotografias antigas de casais homossexuais em uma época em que era proibido ser gay.

Foto: Reprodução

Autores

Nini e Treadwell se casaram em 1992, nos Estados Unidos, quando o ato ainda era ilegal. A união veio a ser reconhecida apenas em 2006, quando se casaram no estado de Massachussetts - na ocasião, o único que permitia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Foto: Reprodução

Como surgiu o livro

Em um determinado período de seu casamento, Hugh Nini e Neal Treadwell encontraram uma foto dos anos 1920 que os surpreendeu: tratava-se de um casal gay apaixonado.

Foto: Reprodução

Inspirou uma busca

A foto havia sido tirada quando a união homossexual era ilegal nos EUA e em vários países do mundo. Logo eles perceberam que precisavam buscar por mais memórias como aquela.

Foto: Reprodução

Cem anos de amor

A busca por outras fotos antigas de casais gays se tornou uma coleção de 2,8 mil fotos vintage, datadas entre 1850 e 1951, de diversos casais pelo mundo.

Foto: Reprodução

Livro do amor

Essas raras fotos estão disponíveis no livro 'Loving: A Photographic History of Men in Love 1850s-1950s', que foi lançado em 2020. A coleção de fotos está disponível apenas no Amazon Internacional.

Foto: Reprodução

Aproveite para...

conferir sobre a FEIRA DA DIVERSIDADE LGBTQIA+

Foto: Divlgação/APOLGBT-SP