5 formas de evitar estereótipos de gênero

Foto: Getty Images

Dados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estereótipos de gênero são prejudiciais e podem limitar a capacidade de homens e mulheres de se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente.

Foto: Getty Images

1 - Educação

Nas escolas é importante que os profissionais sejam treinados para tratarem meninos e meninas com equidade. Além disso, optar por materiais escolares que não sejam sexistas também é uma opção, além de estimular brincadeiras coletivas que misturem as crianças.

Foto: Getty Images

2 - Conscientização em casa

Meninos e meninas devem ser incentivados da mesma forma, assim como terem as divisões de tarefas domésticas de maneira justa e igualitária.

Foto: Getty Images

3 - Referências

Inspirações femininas ajudam garotas a melhorarem a autoestima, a terem ambição profissional e expectativas pessoais/profissionais.

Foto: Getty Images

4 - Mudanças no dia a dia

Evitar associar atividades, roupas e passatempos a meninos e meninas ajuda a não perpetuar os estereótipos de gênero na sociedade. A mudança sociocultural não acontece do dia pra noite, mas é possível.

Foto: Getty Images

5 - Neutralidade

É importante evitar associar cores, roupas, estilos e acessórios como específicos para meninos ou meninas. A neutralidade garante que ambos sejam criados de forma igualitária, sem estereótipos e vivam da maneira que acharem melhor.

Foto: Getty Images

6 celebridades que criam os filhos sem imposição de gênero

Foto: Pipoca Moderna