17 de maio: Dia Internacional Contra a Homofobia

Saiba mais sobre a data e sua importância para a comunidade LGBTQIA+

Foto: iStock

Celebrada no dia 17 de maio, a data tem como objetivo combater o preconceito e a discriminação.

Foto: iStock

Conhecida também como "Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia", a data visa conscientizar a população sobre a luta contra a discriminação da população LGBTQIA+.

Foto: iStock

Essa é uma homenagem ao dia 17 de maio de 1990, quando a palavra "homossexualismo" - cujo final "ismo" indica algum tipo de doença, passou a ser desconsiderada.

Foto: iStock

Segundo o dicionário Michellis, homofobia é “aversão ou rejeição a homossexual”. A palavra inclui violências físicas, psicológicas ou verbais contra a população LGBTQIA+.

Foto: iStock

Em junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu a criminalização da homofobia, por 8 votos a 3.

Foto: Estadão Conteúdo

Porém, o Congresso Nacional não criou uma lei específica para o tema. A homofobia se enquadra na lei 7.716 de 1989, que “define os crimes resultantes de preconceito de raça e cor”.

Foto: Estadão Conteúdo

Quem "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” por causa de orientação sexual pode pegar de 1 a 3 anos de prisão. Se praticar o crime com ajuda dos meios de comunicação, a pena pode subir para 5 anos.

Foto: Getty Images

Segundo uma pesquisa do IBGE de 2022, 2,9 milhões de pessoas adultas se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. O número, porém, pode estar subnotificado devido ao preconceito que ainda existe no país.

Foto: iStock

Se uma pessoa for vítima de homofobia, é recomendado registrar um Boletim de Ocorrência. Outra opção é entrar em contato com o Disque 100, canal de comunicação com a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

Foto: Divulgação/Polícia Civil de Minas Gerais

Terra Nós

Acesse o Terra e entenda mais sobre o assunto!

Foto: iStock