10 fatos da vida de Gretchen, destaque na Parada

Cantora vai agitar o carro da Vivo na Avenida Paulista

Foto: Reprodução Instagram

Nome de filme

Seu nome verdadeiro é Maria Odete Brito de Miranda. O nome artístico Gretchen foi inspirado no título do filme "Aleluia, Gretchen".

Foto: Divulgação

Carreira

Ela começou a carreira no grupo "As Melindrosas", junto com as irmãs Yara e Sula Miranda (sim, a cantora sertaneja!) e a amiga Paula, na segunda metade dos anos 1970. A carreira solo aconteceu pouco tempo depois com o apoio do produtor argentino Mister Sam.

Foto: Divulgação

Discografia

Gretchen já gravou 13 álbuns de estúdio, sete coletâneas, 16 compactos, 13 discos internacionais e 161 singles digitais.

Foto: Divulgação

Disco de Ouro

A carreira de Gretchen é marcada por muitos sucessos. Os seus discos “My Name Is Gretchen” (1979) e “You and Me” (1981) foram premiados com o “Disco de Ouro.” A artista canta em inglês e espanhol.

Foto: Divulgação

Família

Gretchen tem sete filhos, entre biológicos e adotivos: Thammy, Décio, Sérgio, Gabriel, Giúlia, Jennifer e Valentina.

Foto: Reprodução Instagram

"Swish, Swish"

A convite da própria Katy Perry, Gretchen participou do vídeo da diva pop com a letra de "Swish, Swish" em 2017.

Foto: Divulgação

Rainha dos casamentos

Gretchen já se casou 18 vezes, sendo que o último aconteceu em 2020. Os casamentos anteriores foram cheios de altos e baixos e alguns tiveram bastante turbulências.

Foto: Reprodução Instagram

Cirurgias plásticas

A artista não informa o número exato de procedimentos, mas ela já trocou a prótese dos seios três vezes e realizou diversas lipoaspirações.

Foto: Reprodução Instagram

Política

Foi candidata a prefeita em Pernambuco nas eleições de 2008, mas registrou somente 343 votos na cidade de Itamaracá (PE).

Foto: Divulgação

Realitys

Gretchen participou dos reality shows "Troca de Família", "A Fazenda" e "Power Couple". Em 2013 estreou na Rede TV “Os Gretchens”, onde exibiu sua vida em Portugal.

Foto: Divulgação

Rainha dos Memes

Após o sucesso de "Swish, Swish", ela recebeu o título de Rainha dos Memes do jornal norte-americano "The New York Times".

Foto: Daryan Dorneles

Na Parada

Gretchen faz parte do Trio 12, no carro da Vivo, ao lago de Tiago Abravanel, do bloco Agrada Gregos e da drag queen Paullete Pink.

Foto: Roberto Galhado

#TerraNaParada

Terra e Smirnoff apresentam a Parada LGBT+ de São Paulo. Acompanhe a cobertura especial e fique por dentro de tudo o que rola em junho, o Mês do Orgulho

Foto: Leonardo Benassaltto