Palavras que parecem ser capacitistas, mas não são

Veja alguns termos que você pode usar para se referir a pessoas com deficiência sem medo de errar

Foto: istock/FluxFactory

Capacitismo

A palestrante, influenciadora e consultora em capacitismo Patrícia Lorete faz publicações educativas e didáticas no Instagram @janeladapatty. Em um de seus conteúdos recentes, Patrícia traz algumas palavras que parecem, mas não são capacitistas. Veja os exemplos a seguir.

Foto: reprodução/instagram/janeladapatty

Surdo

Para se referir a uma pessoa com problema auditivo, a palavra “surdo” é a ideal. Já a expressão surdo-mudo é incorreta e pejorativa.

Foto: istock/Eduardo Corcino

Cego

Uma pessoa com deficiência visual é uma pessoa cega. A palavra “cego” não é capacitista e se refere a pessoas com baixa visão ou ausência total da visão.

Foto: istock/Chansom Pantip

Deficiência

A sigla “PcD” significa pessoa com deficiência. A palavra “deficiência” é correta e pode ser usada. O cuidado que se deve tomar, neste caso, é com o uso da palavra "deficiente", termo que não é mais usado por contribuir para a exclusão dessas pessoas.

Foto: istock/flatcamera

"Def" e "defiça"

Gírias oriundas do termo deficiência, “def” e "defiça" são usadas para normalizar a palavra que muitos consideram “pesada”, apesar de não ser. As pessoas com deficiência utilizam as gírias entre si normalmente.

Foto: istock/Pollyana Ventura

Autista

“Pessoa com autismo” está certo, mas a palavra autista também está. O termo “pessoa com transtorno de espectro autista” também pode ser usado e está livre de capacitismo.

Foto: istock/FG Trade

Síndrome

Apesar de não ter sido citado por Patrícia, o termo pode causar desconforto, mas não deveria. Ele se refere a diversos sintomas que um paciente clínico apresenta e que não está associado somente a uma causa ou, às vezes, o motivo pode ser desconhecido pelos médicos. Não há capacitismo em usar a palavra “síndrome” para se referir à Síndrome de Down, por exemplo.

Foto: istock/capuski

Cadeirante

Outro exemplo de palavra que pode ser levantar dúvida. Uma pessoa que precisa utilizar cadeiras de rodas para a locomoção devido a uma dificuldade física pode ser chamada de cadeirante. O termo não é ofensivo.

Foto: istock/Capuski

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: istock/fg trade