Os 10 estados brasileiros em que as mulheres mais pediram medida protetiva contra agressores

Pesquisa levou em consideração o número de vítimas de violência doméstica ou familiar de cada lugar

Foto: iStock/Kaleidopix

Pesquisa

A 10ª edição da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher mostrou a estimativa de mulheres que já pediram medida protetiva, com base no número de vítimas de violência doméstica ou familiar de cada estado.

Foto: iStock/kieferpix

Brasil

No Brasil, estima-se que 7.233.916 mulheres já pediram uma medida protetiva, sendo 27% mulheres que já sofreram violência doméstica ou familiar. Os números também mostram que 48% declararam que houve descumprimento da decisão.

Foto: iStock/Tinnakorn Jorruang

Rio Grande do Sul

41% das mulheres que já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar pediram uma medida protetiva no estado, cerca de 536.597 mulheres. Dentre elas, as que tiveram as medidas descumpridas pelo agressor representam 36%.

Foto: iStock/Husam Cakaloglu

Amazonas

No Amazonas, estima-se que 38% das mulheres, cerca de 215.334, solicitaram a medida alguma vez. Dessas, 59% afirmaram que houve descumprimento da medida.

Foto: iStock/Edson Souza

Rio Grande do Norte

38% das mulheres já pediram uma medida protetiva, aproximadamente 161.433 mulheres. E cerca de 49% delas disseram que o agressor violou a decisão judicial.

Foto: iStock/Damir Khabirov

Tocantins

No Tocantins, a pesquisa indicou que 37% das vítimas de violência doméstica ou familiar solicitaram a medida alguma vez, sendo 72.305 mulheres. Segundo o estudo, 53% declararam que o agressor descumpriu a medida.

Foto: iStock/ArtistGNDphotography

Rondônia

É estimado que cerca de 36% das mulheres chegaram a realizar o pedido da medida protetiva em Rondônia, sendo 88.083 vítimas. As mulheres que tiveram a decisão descumprida pelo agressor representam 50%.

Foto: iStock/Renata Angerami

Mato Grosso

No estado, 35% das vítimas de violência, o que corresponde a 157.061 mulheres, solicitaram a medida protetiva. Dessas, 50% tiveram as medidas violadas.

Foto: iStock/kupicoo

Amapá

A pesquisa apontou que 34% das mulheres, cerca de 32.153 mulheres, já pediram uma medida protetiva em algum momento da vida. 45% delas declararam que a decisão judicial foi descumprida pelo agressor.

Foto: iStock/skynesher

Minas Gerais

Em Minas Gerais, 33% das vítimas, cerca de 926.865, solicitaram a medida para que o agressor não se aproximasse. Dentre elas, 47% disseram que houve descumprimento da medida protetiva.

Foto: iStock/martin-dm

Mato Grosso do Sul

As mulheres que já pediram uma medida devido à violência doméstica ou familiar no estado representam 33%, cerca de 109.337. 46% delas afirmaram que a medida foi descumprida pelo agressor.

Foto: iStock/ljubaphoto

Acre

Em décimo lugar, 32% das vítimas de violência no Acre solicitaram a medida protetiva, cerca de 31.693 mulheres. Dessas, 49% tiveram a medida protetiva violada pelo agressor.

Foto: iStock/Kiwis

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/fizkes