O que turistas não podem fazer no Catar

Deixar a sola do sapato à mostra é desrespeito e homossexualidade tem pena de até sete anos na cadeia

Foto: istock

Vestimenta masculina

Muito vêm se falando sobre vestimenta na Copa. Para os homens, não é obrigatório o uso do dishdasha, espécie de túnica branca bastante vista por lá, porém eles não podem usar peças que deixem à mostra o peitoral e as coxas.

Foto: iStock

Vestimenta feminina

Hijab, Niqab e Burca são algumas das peças usadas por mulheres muçulmanas, mas não são obrigatórias. No caso de turistas, menos ainda, porém não se deve usar peças decotadas, justas ou que deixem à mostra ombros e joelhos.

Foto: iStock

Pés no chão

Na cultura local, a sola do pé é a parte mais suja do corpo, por isso mostrá-la para alguém pode ser considerado um desrespeito.

Foto: iStock

Cafézinho? Sim!

Outro sinal de desrespeito é recusar uma xícara de café, no caso o amarelo, tipo árabe. Após o primeiro gole, basta balançar a xícara que o garçom para de servir.

Foto: iStock

Direitos de imagem

Filmar e fotografar pessoas sem autorização é crime no Catar e o mesmo vale para policiais, edifícios militares e espaços religiosos. Então sempre pergunte antes de fazer um click.

Foto: iStock

Bebida Alcoólica e um baconzinho

As leis Islâmicas proíbem o consumo de carne de porco e bebida alcóolica. No caso da carne, com uma autorização especial, você pode consumir em uma única loja do país. Já a bebida só pode ser consumida em hotéis e residências privadas.

Foto: iStock

Nada de carinho em público

Beijos, abraços e carinhos públicos são enquadrados pelo código penal do país como atos obscenos, tanto casais heterossexuais quando LGBTQIA+.

Foto: iStock

Homossexualidade é crime

Além de não poder demonstrar afeto, a homossexualidade é criminalizada no país, podendo chegar a sete anos de prisão.

Foto: iStock

As leis absurdas do Catar

Confira outras práticas proibidas no país.

Foto: iStock