O que são surdos oralizados e surdos bilíngues?

Entenda os termos e a importante diferença entre eles

Foto: istock/fizkes

Surdos oralizados

São pessoas que mesmo com a deficiência auditiva conseguem falar. Essa oralização acontece através do estudo da língua portuguesa e da prática da leitura labial. Os surdos oralizados podem ou não utilizar aparelhos auditivos.

Foto: istock/Giselleflissak

Surdos oralizados

Essas pessoas “imitam” os movimentos da boca da pessoa falante. Através de muita prática e estudo, os surdos oralizados conseguem se comunicar através da fala e não utilizam a língua de sinais do Brasil (Libras).

Foto: istock/digitalskillet

Influenciador surdo oralizado

O influenciador Alex Alves Júnior é um homem surdo oralizado. Ele conta sua trajetória de aprendizado nas redes sociais. Alex aprendeu a ler, escrever, falar e compreender o português. Ele compartilha vídeos educativos para mais de um milhão de seguidores no Tik Tok.

Foto: reprodução/instagram/alexbilljr

Surdos bilíngues

Uma pessoa bilíngue fala e compreende duas línguas. Quando se usa o termo "surdo bilíngue” quer dizer que a pessoa com deficiência auditiva consegue se comunicar através da língua de sinais e o idioma oficial do país, no nosso caso o português.

Foto: istock/fizkes

Surdos bilíngues

Desta forma, o surdo bilíngue consegue se comunicar com surdos sinalizados, que só utilizam a Libras como meio de comunicação, e também conseguem falar oralmente com pessoas ouvintes.

Foto: istock/fizkes

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: istock/BartekSzewczyk