"Qual o nome verdadeiro?": Saiba o que nunca falar para pais de crianças e adolescentes trans

Comentários desse tipo discriminam e desrespeitam

Foto: iStock/FG Trade

"Virou menina ou menino?"

A criança ou adolescente trans não "vira" menina ou menino. É uma pessoa que não se identificou com o gênero atribuído no nascimento e que se reconhece como menina ou menino.

Foto: iStock/SolStock

"Isso é apenas uma fase"

Transgênero é uma identidade de gênero e não uma fase. A criança ou adolescente que se identifica como menina ou menino trans não escolhe ser trans por um ato de rebeldia, por exemplo.

Foto: iStock/martinedoucet

"Qual o nome verdadeiro dele ou dela?"

Perguntar aos pais o nome de registro do filho deles é invasivo e até desrespeitoso por se tratar de um assunto pessoal. O atual nome do jovem ou da jovem é o único que deve ser usado.

Foto: iStock/SB Arts Media

"Você deve ter feito algo errado na criação"

Ter um filho ou filha trans não é a consequência de nenhum erro de criação. Crianças e adolescentes trans existem e devem ter a sua identidade de gênero respeitada.

Foto: iStock/IURII KRASILNIKOV

"Que linda, parece uma menina de verdade"

Meninas trans são meninas, independentemente da sua identidade de gênero. E negar isso implica que existe um padrão específico de feminilidade que é considerado "verdadeiro".

Foto: iStock/Lisa5201

"Estão arruinando a vida dele"

Quando os pais aceitam a identidade trans dos filhos, eles não estão arruinando a vida deles e sim os apoiando. O comentário indica que ser trans é algo negativo, o que não é verdade.

Foto: iStock/patrickheagney

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/FG Trade