O que é ser antirracista?

A conduta antirracista vai além de não ser racista; entenda o termo e as reflexões que o acompanham

Foto: iStock/Zanuck

Antirracismo

O antirracismo é uma abordagem ativa e comprometida na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial.

Foto: iStock/FG Trade

Antirracismo

O racismo é a discriminação e marginalização das pessoas com base em suas características e origem. E o antirracismo busca desafiar e desmantelar essas estruturas e sistemas de opressão.

Foto: iStock/LumiNola

Antirracista

Ser antirracista é reconhecer as diversas formas de racismo, desde manifestações explícitas, como discursos de ódio e violência racial, até padrões mais sutis de discriminação e privilégio.

Foto: iStock/Drazen Zigic

Crenças

Envolve analisar as próprias crenças, comportamentos e preconceitos, e trabalhar ativamente para desaprender o racismo internalizado e promover a igualdade racial em todos os aspectos da vida.

Foto: iStock/monkeybusinessimages

Além de não ser racista...

Ser antirracista vai além de simplesmente não ser racista, é combater ativamente as estruturas e sistemas que perpetuam a discriminação racial e o preconceito.

Foto: iStock/Delmaine Donson

Sistema escravocrata

É importante entender que, ainda hoje, o sistema escravocrata impacta a sociedade e que é preciso estar aberto para o que pessoas negras têm a dizer.

Foto: iStock/Mikolette

Informe-se

Uma pessoa antirracista precisa se informar sobre a história do racismo e suas ramificações atuais, bem como comportamentos e mentalidades racistas a serem evitadas.

Foto: iStock/FG Trade

Reconheça

Outro ponto é reconhecer os privilégios que acompanham pessoas brancas. Apesar de ter uma boa educação, pessoas negras nem sempre têm as mesmas oportunidades que a branquitude.

Foto: iStock/Xavier Lorenzo

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/LeoPatrizi