O que é racismo reverso e por que ele não existe

Fred Nicácio foi acusado de "racismo reverso" pelo irmão do Gustavo, também BBB

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Casos

No BBB23, familiares e fãs do participante Gustavo Cowboy acusaram, nas redes sociais, o médico Fred Nicácio de cometer racismo reverso por ele ter dito "quero essa casa inteira de pretos".

Foto: Márcia Piovesan

Isso existe?

Não! São as pessoas brancas que ocupam os espaços de poder no Brasil, portanto, não seria possível que uma pessoa negra, que não está em um local de privilégio, consiga fazer algum tipo de opressão sistemática.

Foto: iStock

Racismo x Preconceito

Para entender porque racismo reverso não existe, é preciso primeiro distinguir os conceitos de racismo e de preconceito, usados como sinônimos muitas vezes.

Foto: iStock

Conceitos

Preconceito envolve um ato individual de destratar alguém por uma característica, racial ou não. Já racismo descreve um sistema cultural, econômico e político de opressão sistemática baseado em raça.

Foto: Domínio público

Não use o termo

Por isso, mesmo que um negro ofenda um branco verbalmente, não dá para qualificar isso como racismo reverso.

Foto: iStock

Discriminação

Caso haja uma ofensa contra a pessoa branca, isso é chamado de preconceito, discriminação ou uma injúria racial porque é direcionado a ofender a honra da vítima, independente das suas características.

Foto: Reprodução: iStock

Não existe

Segundo a filósofa e escritora Djamilla Ribeiro, “racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas”.

Foto: Reprodução: Facebook

Na prática

A filósofa ainda explica que “para haver racismo reverso, deveria ter existido navios branqueiros, escravização por mais de 300 anos da população branca, negação de direitos a essa população. Brancos são mortos por serem brancos?”.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock