Pesquisa
Uma pesquisa do conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq-HCFMUSP), que faz parte da pesquisa global do International "Sex Survey", apontou que 1% dos LGBTQIA+ se consideram "homoflexíveis".
Foto: iStock/PollyanaVentura
Consenso
Assim como muitos conceitos que se referem a gênero e orientações afetivas e sexuais, não existe uma definição que seja consenso ainda para o termo.
Foto: iStock/JLco - Julia Amaral
Experimentação
Isso acontece porque a sexualidade como um todo é um campo explorado há poucas décadas, então as pessoas estão entendendo suas orientações conforme exploram e experimentam.
Foto: iStock/Wirestock
Definição
De toda forma, a definição mais divulgada é que a homoflexibilidade é uma orientação afetivo-sexual onde pessoas que sentem atração/afeto por pessoas do mesmo gênero eventualmente sentem atração também pelo gênero oposto.
Foto: iStock/Hispanolistic
Única vez
O termo também é usado por pessoas que se relacionaram a vida toda com pessoas do mesmo gênero, mas tiveram uma única relação afetivo-sexual com uma pessoa do gênero oposto.
Foto: iStock/Jesus Rodriguez
Guarda-chuva
Além da definição anterior, existe um debate sobre a homoflexibilidade ser, na verdade, uma das possibilidades de uma vivência bissexual ou pansexual. Mas, nesse caso, também não há um consenso e a definição está ainda em formação.
Foto: iStock/MStudioImages
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: iStocl/Wirestock