O que é estelionato sentimental

Crime atinge principalmente mulheres; termo foi usado pela primeira vez nos tribunais brasileiros em 2013

Foto: iStock/urbazon

Estelionato

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) explica que o que caracteriza o estelionato são quatro requisitos. O primeiro deles é a "obtenção de vantagem ilícita", ou seja, tirar vantagem ferindo a lei.

Foto: iStock/FG Trade

Outros requisitos

É necessário ainda "causar prejuízo a outra pessoa", "uso de meio de ardil, ou artimanha" e, por fim, "enganar alguém ou a levá-lo a erro", explica o TJDFT.

Foto: iStock/fizkes

Sentimental

“O estelionato sentimental é um golpe aplicado a uma das pessoas que está envolvida no relacionamento, e o agente tem, na verdade, a intenção de abusar da confiança e do ‘falso’ vínculo afetivo", segundo definição do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Foto: iStock/Yuri_Arcurs

Ou seja

O estelionato é um golpe financeiro em que uma pessoa usa de uma relação afetiva para enganar e roubar outra pessoa.

Foto: iStock/fizkes

Como surgiu

O termo foi usado pela primeira vez em 2013 em um julgamento da 7ª Vara Cível de Brasília do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

Foto: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Virtual

Outra prática comum é o estelionato sentimental virtual. No Brasil, 4 em cada 10 brasileiras dizem já ter sofrido algum golpe de namoro virtual ou conhecem alguém que foi vítima, revelou a pesquisa do projeto “Era Golpe, Não Amor".

Foto: iStock/ViktorCap

Mais mulheres

Os dados sobre essa prática são poucos e mais relativos a mulheres. No caso do homens, especula-se que eles sofram também os golpes, porém não denunciam por vergonha.

Foto: iStock/AntonioGuillem

Punição

Não existe ainda punição específica para estelionato sentimental. A Câmara dos Deputados aprovou o PL 6.444/2019, que altera o Código Penal para incluir esse crime. Pela proposta, a pena poderá ser de 2 a 6 anos de prisão. O PL aguarda votação do Senado. Enquanto isso, tribunais enquadram o crime criminosa pode ser enquadrada no artigo 171 do Código Penal, que prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

Foto: iStock/LOUOATES

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/bernardbodo