O que é diáspora africana

Entenda estratégias de sobrevivência de pessoas escravizadas

Foto: iStock/ABRAHAM GONZALEZ FERNANDEZ

Diáspora

Segundo a Fundação Cultural Palmares, o termo diáspora "tem a ver com dispersão e refere-se ao deslocamento, forçado ou não, de um povo pelo mundo".

Foto: iStock/tobiasjo

Termo

O termo foi usado por muito tempo para se referir à dispersão forçada do povo judeu pelo mundo ao longo dos séculos.

Foto: iStock/omersukrugoksu

Africana

Mais recentemente, a expressão "diáspora africana" passa a ser usada, de acordo com a Fundação Cultural Palmares, para o "fenômeno histórico e social caracterizado pela imigração forçada de homens e mulheres do continente africano para outras regiões do mundo".

Foto: iStock/omersukrugoksu

Sobrevivência

O termo, no entanto, não se refere apenas ao tráfico de pessoas, mas também às estratégias que elas desenvolveram para sobreviver.

Foto: iStock/RyanJLane

Novo

"Assim, a diáspora não é apenas sinônimo da imigração à força, mas também uma redefinição identitária, ou seja, a construção de novas formas de ser, agir e pensar no mundo", explica o Instituto GELEDES.

Foto: iStock/Phaelnogueira

Influências

Ainda segundo o Instituto GELEDES, é importante lembrar que africanos escravizados levaram consigo "modos de vida, culturas, práticas religiosas, línguas e formas de organização política que acabaram por influenciar na construção das sociedades às quais os tiveram como destino".

Foto: iStock/William Rodrigues dos Santos

Dados

Segundo o Banco de Dados do Tráfico de Escravos Transatlântico Slave Voyages, 12 milhões de pessoas foram tiradas à força da África e mais de cinco milhões tiveram como destino o Brasil.

Foto: slavevoyage

Estudo

O compositor, escritor e poeta Nei Lopes, após intensa pesquisa e dedicação, elaborou a "Enciclopédia Brasileira de Diáspora Africana", uma grande referência sobre o tema.

Foto: Divulgação/Amazon

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock / br-photo