O que é capacitismo?

Entenda o conceito do termo mencionado no terno do influenciador Ivan Baron na posse de Lula

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Ivan Baron

O ativista participou da posse de Lula e usou um terno com o termo "anticapacistismo". No dia, houve um pico de pesquisa no Google sobre a palavra.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Visibilidade

O influencer afirmou que o pico de pesquisa se deve ao espaço de visibilidade dado à causa. "Teve, sim, uma pessoa com paralisia cerebral subindo a rampa do Planalto", disse.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Ativista

Nas suas redes sociais, Ivan se denomina como o Influenciador da Inclusão e apresenta diversos conteúdos sobre o capacitismo e a luta anticapacitista.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Definição

O capacitismo é a suposição do que pessoas com deficiência são ou não capazes de fazer, além do ato de reduzir uma pessoa às suas capacidades. O anticapacitismo é a luta contra essa forma de preconceito.

Foto: istock

Termo

A palavra vem do termo em inglês ‘ableism’ e hoje é usada para denominar a discriminação em geral contra as pessoas com deficiência.

Foto: Reprodução Instagram

Expressões comuns

Várias expressões são capacitistas e muitas vezes nem percebemos: “Dar uma de João sem braço”, “você é retardado?”; “você está cego/surdo/mudo?”, entre outras.

Foto: istock

Crime

Conforme o Art. 88, praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência tem pena de reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.

Foto: Istock

Como denunciar

A denúncia pode ser feita em qualquer delegacia ou pelo Disque 100.

Foto: divulgação - governo do estado do espírito santo

Outras atitudes

Também é capacitista achar que toda pessoa com deficiência é um "exemplo de superação", porque nem sempre conviver com a deficiência é uma provação.

Foto: istock

Tá na lei

A Lei Brasileira de Inclusão, que completa 7 anos hoje, estabelece que "toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades (...) e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Foto: istock

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Istock