O que é blackfishing?

Simular a aparência negra é prática polêmica

Foto: Divulgação/KKWBeauty

Imitação

Quando figuras públicas brancas fazem todo o possível para parecerem negros, imitando sua aparência, ocorre o chamado blackfishing.

Foto: Freepik

Blackface

O blackfishing é diferente de blackface, que consiste no ato de pintar o rosto para simular uma pessoa negra em um contexto de escárnio. Tem mais a ver com o conceito de apropriação cultural.

Foto: Wikimedia Commons

Na prática

Além do bronzeamento excessivo (com produtos ou filtros) para escurecer a pele, o blackfisishing envolve estilizar o cabelo com penteados típicos da cultura negra e maquiagens que modificam os traços.

Foto: Freepik

Kim Kardashian

Praticamente todo o clã Kardashian já foi acusado de blackfishing, mas Kim é quem mais costuma adotar a prática - mesmo sendo bastante criticada. Um bom exemplo foi o ensaio para a revista "7Hollywood".

Foto: Reprodução/7Hollywood

Outras famosas

Iggy Azalea, Ariana Grande e até Anitta já foram acusadas de fazer "cosplay" de mulheres negras em trabalhos e nas redes sociais.

Foto: Reprodução/YouTube

Problematização

Segundo estudiosos e historiadores, o blackfishing é nocivo por aparentemente celebrar a beleza e a estética negras - mas apenas quando destacadas pelos brancos, impactando na valorização da negritude real.

Foto: Freepik

Motivos

Quando artistas ou influenciadores das mídias sociais parecem ser mestiços ou racialmente ambíguos, como o cantor Bruno Mars, surgem mais oportunidades de marketing, pois são tidos como exóticos e interessantes.

Foto: Reprodução/Instagram/@brunomars

Monetização

O blackfishing promove ganhos sociais e monetários para as celebridades numa proporção maior do que acontece com os negros - e, obviamente, sem o peso do preconceito e do racismo.

Foto: Freepik

Farsa histórica

Filha de um casal branco dos Estados Unidos, a professora universitária Rachel Dolezal passou anos de sua vida se passando por uma mulher negra ativista até ser desmascarada pelos pais. "Encontrei um lar na cultura e na comunidade negra", justificou.

Foto: Reprodução/Instagram/@racheladolezal

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/7Hollywood