O que é aporofobia?

Entenda o ódio contra pobres citado por padre Júlio Lancellotti na MTV

Foto: iStock

Criadora

A palavra aporofobia tem origem grega: "á-poros" significa pobres e "fobos" quer dizer medo. Quem cunhou a expressão foi a filósofa espanhola Adela Cortina, nos anos 1990.

Foto: Reprodução/BBC

Aversão à pobreza

Segundo Adela, há casos em que o ódio a imigrantes ou refugiados não decorre da condição de estrangeiros, mas, sim, da situação de miséria em que essas pessoas se encontram.

Foto: iStock

Combatente

Vencedor do MTW Miaw na categoria “Transforma Direitos Humanos”, o Padre Júlio Lancellotti foi ovacionado ao gritar "Aporofobia, não!" ao subir ao palco para receber o troféu.

Foto: Reprodução/Instagram

Arquitetura hostil

Entre os exemplos apontados por Lancellotti nas redes sociais estão espaços como igrejas, praças e agências bancárias "defendidos" por grades, lanças e muros para evitar o acesso da população de rua que costuma se recolher nesses lugares.

Foto: Reprodução/Instagram

Marretadas

Em fevereiro de 2021, o padre Júlio Lancelotti quebrou a marretadas pedras instaladas sob viadutos da capital paulista como forma de retirar população de rua do local.

Foto: Reprodução/Twitter

Esmolas

Campanhas contra esmolas também servem para ilustrar o medo e o desprezo aos pobres e desfavorecidos financeiramente.

Foto: Reprodução/Instagram

Humor discutível

Caco Antibes, personagem vivido por Miguel Falabella no sitcom "Sai de Baixo", soltava frases preconceituosas disfarçadas de piadas que dificilmente seriam toleradas hoje.

Foto: Reprodução/TV Globo

Preconceito

Em 2020 o Ministro da Economia Paulo Guedes comentou sobre o período em que o dólar estava baixo em um evento privado: "Empregada doméstica indo pra Disneylândia, uma festa danada", disse, reforçando o incômodo da elite com a ascensão das classes menos favorecidas.

Foto: Estadão Conteúdo

Projeto de Lei

A Câmara dos Deputados aprovou em novembro de 2021 o PL Padre Júlio Lancellotti, que proíbe a implantação de técnicas e construções que usem equipamentos para afastar ou restringir o uso de espaços públicos, principalmente por pessoas em situação de rua. O texto ainda precisa ser votado.

Foto: Estadão Conteúdo

Terra Nós

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: iStock